Dia de Luta Contra a Aids mobiliza maceioenses

Jacaré/Ascom SMSSMS promoveu atividades no Centro

SMS promoveu atividades no Centro

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, marcou a comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids com ações pontuais e diversificadas. Durante todo o dia, a população pode realizar o exame para detecção do HIV/Aids e receber orientações e preservativos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, instalado no centro da cidade. À tarde, a programação teve ainda um momento de fé e reflexão, com missa especial dedicada às pessoas que vivem com a Aids e às que morreram em consequência da doença.

“Nosso foco de trabalho tem sido estimular a conscientização junto à população, para um comportamento sexual seguro e responsável, mas a campanha deste ano também foi planejada com a necessidade de incentivar o combate ao estigma e à discriminação às pessoas que vivem com HIV/Aids e levar os jovens a refletirem acerca de seu próprio comportamento”, afirmou a coordenadora do programa, Sandra Gomes.

A mobilização no Centro reuniu, durante todo o dia, um grande número de pessoas. Enquanto aguardava sua vez de realizar o exame, a dona de casa Cícera Nascimento ouvia atentamente as orientações sobre o uso das camisinhas masculina e feminina. Casada, ela elogiou a ação, que facilitou o acesso das pessoas à prevenção.

“Antigamente, a gente tentava se defender das escapadas do marido com chá de ervas fortes, mas hoje a gente tem informação e camisinha e pode se prevenir da forma correta”, disse ela.
Para o motoboy Helenildo da Silva, iniciativas como a de hoje são boas para chamar a atenção, especialmente dos homens, em relação aos cuidados necessários em qualquer relação.

“Atualmente os homens estão mais preocupados com essa questão da Aids e de doenças sexualmente transmissíveis, mas, no meu próprio círculo de amizades, muitos ainda resistem às medidas de prevenção”, revelou o motoboy.

Segundo Sandra Gomes é exatamente esse tipo de atitude – a resistência em se submeter ao exame para detecção do HIV/Aids – que tem aumentado o número de óbitos. Só este ano foram 48 mortes, que poderiam ter sido evitadas com um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Em Maceió, foram notificados até o mês de novembro, 62 novos casos de Aids, com maior incidência na faixa etária dos 20 aos 34 anos.

A coordenadora lembra que o exame para detecção do HIV/Aids pode ser feito gratuitamente no CTA do PAM Salgadinho, que funciona todos os dias no Bloco I, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Além da realização do teste, a equipe disponibiliza aconselhamento pré e pós-teste, sem que seja necessário qualquer encaminhamento médico. Qualquer informação acerca do serviço pode ser obtida pelo telefone 3315-5304.

Programação

Além da mobilização no centro da cidade, a Campanha do Dia Mundial levou as ações de prevenção ao Benedito Bentes. Numa parceria com o Shopping Pátio Maceió, foi instalado no local o “Balcão da Prevenção”, que segue até sexta-feira (03) com disponibilização de material educativo, orientações e distribuição de preservativos.

No sábado (04), uma equipe técnica da SMS e do Sesc farão a mobilização “Fique Sabendo”, com a realização do teste rápido para o diagnóstico do HIV (com resultado em 30 minutos), palestras educativas, apresentações lúdicas teatrais e distribuição de material informativo, das 10h às 16h.

Fonte: Ascom/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos