Fonoaudiólogas da Santa Mônica realizam manhã informativa

A equipe de fonoaudiologia da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), realiza na próxima quinta-feira, nove de dezembro, uma manhã informativa em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo.

Durante as atividades, na pracinha da maternidade, as fonoaudiólogas Celina Araújo, Conceição Pessoa, Daniella Mendes, Fabiana Paz e Francimar Gadelha vão fazer um trabalho de conscientização sobre os avanços da Fonoaudiologia, ressaltando a importância do fonoaudiólogo na comunicação humana em todas as faixas etárias.

Segundo as profissionais, uma das mais importantes conquistas da Fonoaudiologia no último ano foi a obrigatoriedade do Teste da Orelhinha em todos os hospitais públicos e privados, antes da alta hospitalar, através da Lei Federal 12.303, de 02 de agosto de 2010, e ressaltam que os bebês nascidos na maternidade já têm o teste garantido.

As profissionais da maternidade atuam também em serviços fundamentais, como no atendimento a recém-nascidos e puérperas da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Materna, ALCON e Enfermaria Canguru, tendo como objetivo a recuperação e pleno desenvolvimento dos pacientes. “Nossa atuação está relacionada com a promoção, prevenção e reabilitação das funções de sucção, mastigação e deglutição”, destacou a fonoaudióloga Conceição Pessoa.

Fonoaudiologia e amamentação
A atuação fonoaudiológica na MESM está também voltada à amamentação. “Os bebês prematuros enfrentam dificuldades na amamentação e necessitam de estímulo quanto ao reflexo de sucção, já que não coordenam sucção, respiração e deglutição”, explicou a profissional.

Segundo ela, para que haja um bom desenvolvimento e equilíbrio da musculatura oral e, consequentemente, o bom padrão articulatório, é necessária a estimulação desde o nascimento, através do ato de amamentar. “A amamentação no seio beneficia a criança não só em relação ao aspecto nutritivo, propiciando o desenvolvimento físico e neuropsicomotor, como também estimula o padrão nasal de respiração e os músculos que participam da fala e das funções da alimentação (sucção, mastigação e deglutição), além de proporcionar também o início da comunicação e afetividade entre mãe e filho”, finaliza Conceição.

O Dia do Fonoaudiólogo foi instituído pela Lei Nº 11.500, de 3 de julho de 2007 . A data foi criada após a regulamentação da profissão, em 09 de dezembro de 1981.

Fonte: Ascom MESM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos