Samu, Bombeiros e PM preparam simulado no Pontal da Barra

Alagoas 24 HorasEquipe do Corpo de Bombeiros

Equipe do Corpo de Bombeiros

Treinando para salvar vidas. Representantes do Plano Global de Atendimento a Situações de Emergência (PGASE/APELL), que envolve diversas entidades, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Defesa Civil, entre outras, participaram nesta terça-feira (7), no auditório do Samu Maceió, de uma reunião para definir os preparativos finais de uma ação simulada de acidente que ocorrerá no próximo dia 14 (terça-feira) deste mês, a partir das 9h.

Será o primeiro exercício de acionamento do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergências na área da Tubovia Braskem, localizada na comunidade da Rua da Palha, situada próxima ao Broma. A comunidade tem cerca de mil pessoas. Na operação estarão envolvidas, efetivamente, 120 pessoas representando as entidades.

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Cauper, um dos responsáveis pela operação, um dos principais objetivos da simulação é promover a evasão adequada do maior número possível de pessoas da localidade para um local seguro (Ponto de Encontro) devido a um suposto vazamento de etileno na área.

Durante a reunião também foi discutido sobre o treinamento da população da localidade e de todos que estarão participando da operação, a exemplo do Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Instituto do Meio Ambiente, Departamento de Estradas e Rodagens, Polícia Rodoviária Federal, para que, caso haja um acidente real, se possa salvar o maior número de pessoas e as que forem atingidas possam ter menos seqüelas.

Além da participação de representantes da comunidade do Broma no simulado, a população dos bairros do Trapiche e Pontal da Barra serão convidados como observadores. “O programa da APELL será implantado em etapas e é importante que os moradores se familiarizem com nossa atuação”, ressaltou José Augusto Dantas, responsável pela APELL, acrescentando que está prevista a participação de cerca de 40 viaturas (Corpo de Bombeiros, SMTT, Samu, PRF, Polícia Militar, etc.), além de 120 profissionais no simulado.

“O Estado de Alagoas é referência neste tipo de exercício, sendo comparado ao simulado que ocorre em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde estão localizadas três usinas nucleares ”, destacou Paulo Alfredo, médico do Samu.

Samu – De acordo com o gerente-geral do Samu da Central Maceió, José Kleber Santana, o exercício do simulado tem como objetivo conscientizar a população e prepará-la para um eventual acidente, colaborando com as demais entidades pelo controle da situação e atendimento das possíveis vítimas.

“O Samu será a entidade responsável pela coordenação das atividades do fluxo de vítimas no Ponto de Encontro (onde ficarão as vítimas) e onde será realizada uma minuciosa triagem dos acidentados, prestando os primeiros socorros e encaminhando os casos mais graves para o Hospital Geral do Estado e/ou outro hospital mais adequado, se for o caso”, destacou José Kleber.
Durante a operação, o Samu participará com três ambulâncias: duas do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel). Estão envolvidos dez profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos