Proerd forma mais 17 mil crianças e jovens alagoanos

Na ocasião, serviços como verificação de pressão arterial e realização de exames de glaucoma estarão sendo realizados

Agência AlagoasCrianças que passam pelo Proerd são capacitadas na cultura da paz

Crianças que passam pelo Proerd são capacitadas na cultura da paz

Com o tema “Dia de Amor à vida”, o Programa Educacional de Resistência às Drogas em Alagoas (Proerd), da Polícia Militar de Alagoas, forma nesta sexta-feira (10) mais 17 mil crianças e jovens de várias instituições de ensino estaduais, municipais e particulares. O evento acontece no Centro de Desporto e Recreação (CDR) do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), das 8h às 12h.

Na ocasião, haverá uma série de atividades que vão disponibilizar aos participantes serviços como verificação de pressão arterial; realização de exames de glaucoma e doação de sangue. Os Batalhões de Polícia Ambiental, Cavalaria, de Policiamento de Trânsito (BPtran) e de Operações Especiais (Bope) participam do evento fazendo várias demonstrações do trabalho diário realizado pelos militares.

“Será um dia para celebrar o amor à vida, um dia no qual as pessoas interessadas em participar, e os próprios estudantes que estão se formando, poderão também fazer doações para entregar aos carentes, aproveitando o espírito natalino”, destaca a major Valdenize Ferreira Lima, coordenadora do Proerd.

“No início deste ano, formamos três mil alunos da cidade de Boca da Mata”, completa a oficial.

Ela acrescenta que, dentro da programação, haverá concurso de redação, cartazes e música com as crianças e jovens formandos do Proerd, programa no qual estão inseridas 19 escolas estaduais, sete municipais e quatro particulares.

Os melhores trabalhos serão premiados com um notebook; bicicletas e diversos outros brindes.

Reconhecimento nacional – O Proerd é uma atividade desenvolvida pela Polícia Militar que oferece estratégias para reforçar os fatores de proteção das crianças nas escolas. Na prática, ele ensina os alunos, de forma direcionada, a evitarem o uso de drogas e a prática de qualquer tipo de violência. Hoje, o programa é desenvolvido no Brasil e em mais de 60 países, envolvendo cerca de 40 milhões de crianças por ano.

Na Polícia Militar, o programa, implantado em Alagoas no ano de 2002, é coordenado pela major Valdenize Ferreira Lima. Desde que foi implantado, mais de 25 mil crianças e jovens foram formados nas diretrizes que norteiam o projeto. Além do contato direto com as crianças, os pais e professores também recebem orientações em reuniões e palestras.

As atividades educacionais realizadas em sala de aula são ministradas por policiais militares voluntários e capacitados que, de forma lúdica e descontraída, transferem às crianças todas as bases de ensinamento proposto pelo Proerd. As atividades pedagógicas são realizadas por meio de palestras, oficinas, brincadeiras, trabalhos em grupo e de forma individual. Para alcançar essas crianças, os instrutores estabeleceram uma linguagem própria através da música, do contato informal e do estímulo à convivência em grupo.

O trabalho preventivo realizado pelo Proerd em Alagoas já foi reconhecido nacionalmente em 2009, quando a major Valdenize Ferreira recebeu, em Brasília, o prêmio Mérito de Valorização da Vida.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos