Visa realiza blitz em hospitais e unidades de saúde

G1dispensador de álcool (líquido ou gel) será exigido

dispensador de álcool (líquido ou gel) será exigido

A Vigilância Sanitária Estadual realizará uma blitz preventiva, na segunda-feira (13), a partir de 9h30, em hospitais, clínicas e ambulatórios para verificar o cumprimento da RDC 42, de 25 de outubro de 2010, expedida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que obriga a disponibilização de dispensador de álcool (líquido ou gel), nos pontos de assistência e tratamento de todos os serviços de saúde do País.

O objetivo da fiscalização é, principalmente, alertar para o prazo de adequação à norma da Anvisa, que termina no dia 25 deste mês. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, a norma visa instituir e promover a higienização das mãos nos serviços de saúde do País, por meio de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, com o intuito de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde.

A RDC 42 atende as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) previstas na Aliança Mundial para Segurança do Paciente, criada em 2004 com o propósito de mobilizar a cooperação internacional entre os países para promover ações de melhoria da qualidade da assistência e da segurança dos pacientes e dos profissionais nos serviços de saúde.

Ainda de acordo com a norma, a preparação alcoólica para higienização das mãos na forma líquida deve ter a concentração final entre 60% a 80%. Recomenda-se que contenha emolientes em sua composição para evitar o ressecamento da pele. No caso da preparação sob as formas gel, espuma e outras, a concentração mínima é de 70%, com atividade antibacteriana comprovada e destinada a reduzir o número de microorganismos.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos