Vitória da Conquista é o pior time do ranking da CBF

Gleidson Santos / Ag. AtardeEm'Bode' conquistou o segundo título da sua história

‘Bode’ conquistou o segundo título da sua história

André Uzêda, de A TARDE

Em 2010, o ‘Bode’ conquistou o segundo título da sua história, vencendo a Taça Governador do EstadoPor uma singularidade alfabética, o Vitória da Conquista, clube que representa a cidade homônima no sudoeste do estado, é o pior time do ranking da CBF, com apenas um ponto somado.

O documento da entidade foi divulgado na última terça, contendo as posições de 419 agremiações de todo o país. Por meio dele são escolhidos os dez participantes da Copa do Brasil do ano seguinte, que serão somadas aos 54 times com vaga garantida pelas competições estaduais. O Grêmio (RS) puxa a fila, com 2159 pontos.

Criado em 2005 como Esporte Clube Primeiro Passo, após iniciar trajetória em 2001 como uma instituição filantrópica, a direção alviverde resolveu adicionar o nome da cidade tributária à representação inicial do clube, como forma de amealhar simpatia dos conquistenses.

Se a manobra funcionou nas arquibancadas, dando ao Primeiro Passo Vitória da Conquista a melhor média do interior deste ano – cerca de cinco mil torcedores por jogo –, no critério de escalonamento do ranking jogou o Bode para a última colocação.

A observação é simples. Na lanterna da listagem da CBF aparecem setenta clubes, todos com apenas um ponto somado, fruto de uma única participação na Série D. Como todos tem a mesma pontuação, o critério de desempate passa a ser as letras do alfabeto. Resultado: por carregar a consoante “v”, o Vitória da Conquista fica em último, logo atrás do Vilhavelhense-ES, por exemplo.

“Se nosso nome fosse só Primeiro Passo estaríamos um pouco mais a frente. A CBF, porém, considera qualquer coisa antes dos últimos nomes como acessório. ‘Esporte Clube’, ‘Clube de Regatas’, tudo é excluído. Eles devem ter achado que Primeiro Passo era algo tipo isso e ficamos só caracterizados por Vitória da Conquista… Enfim, somos os últimos”, diz o presidente do Bode, Ederlane Amorim.

Apesar da queixa, o cartola não se mostra abatido com a posição. Prefere ressaltar o tempo de fundação do clube para alfinetar outros times do interior da Bahia. “Temos só cinco anos e já estamos no ranking. Tem gente que nem aparece aí”, provoca, antes de profetizar: “os últimos serão os primeiros”.

Bode na Copa – Mesmo sendo o “lanterninha do Brasil”, os projetos do Bode são audaciosos. O clube mandou para apreciação em Brasília um projeto para ampliação do CT Toca do Bode, orçado em R$ 8 milhões.

A ideia é usar o espaço como sede para treinamento de alguma seleção na Copa de 2014. “Vamos aproveitar o frio da cidade para atrair os europeus”, planeja Amorim. Campeão da Taça Estado deste ano, o clube contratou o treinador Hugo Sales para o Baianão 2011. Sales foi campeão potiguar pelo Assu, em 2009.

A folha salarial do Vitória da Conquista para o Baiano, no qual buscará um título inédito, vai girar em torno de R$ 130 mil/mês. No anedotário popular, será o ‘primeiro passo’ para vencer a incômoda última colocação do Brasil.

Ranking de Clubes da CBF

1º Grêmio – 2159 pontos
2º Corinthians – 2137 pontos
3º Flamengo – 2086 pontos
3º Vasco – 2086 pontos
5º São Paulo – 2049 pontos
6º Atlético Mineiro – 2032 pontos
7º Palmeiras – 2012 pontos
8º Internacional – 1996 pontos
9º Cruzeiro – 1950 pontos
10º Santos – 1829 pontos
11º Fluminense – 1723 pontos
12º Botafogo – 1672 pontos
13º Goiás – 1523 pontos
14º Guarani – 1516 pontos

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos