Eleições no CRB: quem, quantos e como votam?

Alberto Oliveira/Esporte AlagoanoPresidente do Conselho Deliberativo, Kenedy Calheiros deve definir as regras para o pleito

Presidente do Conselho Deliberativo, Kenedy Calheiros deve definir as regras para o pleito

O clima é tenso no Clube de Regatas Brasil (CRB). Após um ano de desempenho pífio dentro de campo, os conselheiros se reúnem na próxima quinta-feira, dia 16, para escolher o novo presidente do alvirrubro. Duas candidaturas foram oficializadas: a do empresário Cícero Santana e do deputado estadual Marcos Barbosa (PPS). Mas tudo pode mudar até os 45 minutos do segundo tempo.

Desde ontem, começaram a espocar documentos de transações financeiras supostamente irregulares. Entre elas, um contrato de confissão e composição de dívida firmado entre o CRB e Cícero Santana, no qual o empresário receberia 40% dos direitos federativos de sete atletas (Edmar dos Santos Oliveira, Emerson Correia de Araújo, Vitor Cavalcante de Alencar Josias, Alex Tenório Rodrigues de Lima, Johnnatan Wendelda Silva Santod, Toni Ewerton Ramos da Silva e Ítalo Anderson Duarte de Santana), além de 50% de Edil Xavier de Oliveira Junior.

Os direitos federativos passariam a Santana caso o CRB não honrasse a dívida de R$ 165 mil decorrentes de empréstimos financeiros contraído junto ao empresário. O acordo, no entanto, feriria decisão do conselho deliberativo do CRB, que proíbe que dirigentes possuam direitos federativos de atletas.

Cícero Santana, por sua vez, já se pronunciou e afirmou que um novo documento, datado de 18 de novembro, comprova que ele (Santana) abriu mão de todos os diretos federativos. A denúncia é tratada – por alguns – como jogo de informação entre adversários.

Na prática, todo o processo (campanha) se deu de forma nebulosa e o pleito propriamente dito promete novas confusões. Kenedy Calheiros, presidente do conselho deliberativo do CRB, anunciará em breve as regras da eleição e com este anúncio, vários questionamentos poderão ser respondidos.

Nenhum dos candidatos sabe quem, quantos e como votam os conselheiros do CRB (150 ao todo) que indicarão o presidente do clube para o biênio 2011/12. Nas regras do pleito deverão estar as modalidades de regatianos que votam, como serão os votos, se aberto ou secreto e quantos estão aptos a votar. Sem estes dados, os candidatos sequer puderam montar sua estratégia para votar.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos