Seinfra reduz déficit habitacional e dobra índice de saneamento

SecomGoverno do Estado tem reduzido o déficit habitacional com investimentos na área

Governo do Estado tem reduzido o déficit habitacional com investimentos na área

As ações da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra-AL) nos últimos quatro anos estão permitindo a redução do déficit habitacional e a duplicação do índice de saneamento na capital alagoana, de 24% para 48%. Quatro grandes obras contribuem para este resultado: os esgotamentos sanitários da Baixa Maceió e da Bacia da Pajuçara e os Projetos Integrados de Urbanização da Orla Lagunar e do Vale do Reginaldo.

Na área de saneamento, a obra da Baixa Maceió engloba comunidades circunvizinhas à Lagoa Mundaú e já está praticamente concluída. Foram implantados 31,4 km de rede coletora de esgoto nos conjuntos residenciais Joaquim Leão, Virgem dos Pobres (I, II e III) e outras regiões do bairro Vergel do Lago. Também foram construídas duas estações elevatórias, que bombeiam os dejetos coletados para a estação de tratamento, e mais de 7,2 mil ligações intradomiciliares.

“No total serão cerca de 9 mil ligações de esgoto para a região da Baixa Maceió, acabando com o grave problema de esgoto a céu aberto e reduzindo o índice de poluição na Lagoa Mundaú. Imagine: são 9 mil casas a menos enviando dejetos para a nossa lagoa, além dos 350 empregos gerados, a maior parte ocupada por moradores da região”, diz a superintendente de Obras da Seinfra-AL, Sílvia Valéria Lima.

Bacia da Pajuçara
Já o esgotamento da Bacia da Pajuçara consiste na execução de 34 km de rede de esgoto, duas estações elevatórias, seis mil ligações domiciliares e 1,8 mil metros de rede interceptora. Uma das comunidades atendidas com a obra é a Vila Emater, no bairro de Jacarecica, que durante décadas conviveu com esgotos a céu aberto.

Segundo Sílvia Valéria Lima, a ampliação da rede de esgoto na região é essencial para evitar futuros problemas de infraestrutura. “Maceió cresceu muito na região litorânea, principalmente de forma vertical. São muitas pessoas dividindo o mesmo espaço. É preciso aumentar a rede coletora agora para não haver um possível estrangulamento dessa rede no futuro”, esclarece a superintendente de Obra da Seinfra-AL.

Fonte: Seinfra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos