Sesau pede apoio da população no combate à dengue

AssessoriaAssessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta à população sobre os cuidados e as medidas que devem ser adotados a fim de evitar um possível surto de Dengue em Alagoas neste verão. De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, em dezembro inicia o período propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Ela ressalta que isso acontece em razão do início de um período de Sol intenso, onde as larvas do mosquito se desenvolvem com rapidez. Atrelado a este problema, há também o fato do fluxo de turistas no Estado aumenta, trazendo com eles outras formas da Dengue para Alagoas. "A ideia é insistir na participação da população para vencermos esse desafio. Fazendo o que ela (população) já sabe, avançaremos muito" frisou, Moreira.

“Como no verão as larvas se desenvolvem com rapidez, a população deve adotar alguns cuidados. Entre eles evitar recipientes com água, substituir a água dos vasos de plantas por areia, esvaziar garrafas plásticas, furar os pneus ou deixá-los em um local coberto, lavar as caixas de água e cisternas com frequência e mantê-las bem fechadas, além de evitar o acúmulo de lixo em logradouros públicos”, ressaltou Cleide Moreira.

Mas a diretora de Vigilância Epidemiológica também chamou a atenção dos gestores municipais, para que possam desenvolver ações educativas que evitem surtos da Dengue em suas cidades. “Chamamos a atenção dos gestores para que continuem em 2011 o trabalho realizado em Alagoas durante este ano. Para isso elaboramos um plano de contingência, estruturamos os serviços de assistência e fortalecemos o controle vetorial, por meio da intersetorialidade e de ações de comunicação que primam pela informação à população”, destacou.

Sintomas – Cleide Moreira relembrou os sintomas da Dengue, evidenciando que ela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus da família Flaviridae. Ela é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti e atualmente representa um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

“Os sintomas da doença na pessoa infectada são febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, principalmente em crianças”, ressaltou.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos