Projeto Glaucoma checa ao Denissom Menezes

Esquecidos muitas vezes pelo Poder Público a população do complexo Denissom Menezes, com mais de 2 mil famílias terão um sábado diferente. O motivo a implantação do Projeto Glaucoma na Região, o trabalho desenvolvido em parceria pelo Hospital de Olhos Santa Luzia e o vereador Marcelo Gouveia (PRB) que tem como objetivo prevenir a cegueira, detectando de forma precoce doenças na visão tais como: Glaucoma, Catarata e Piterígio.

A ação terá início às 8h e acontece na Igreja Universal do Reino de Deus em frente à Praça Central do Conjunto. Poderão participar dos exames pessoas a partir de 15 anos munidos do documento de identidade e cartão SUS, não caso de não possuir o cartão SUS levar o CPF.

O anúncio da implantação do projeto foi visto de forma bastante positiva pela comunidade local e até a última quinta-feira (16) mais de 300 pessoas se cadastram para terem acesso os exames preventivos e as avaliações cirúrgicas.

Ao falar sobre o incentivo ao Projeto Glaucoma o vereador Marcelo Gouveia destacou a importância das ações preventivas de saúde. “Não se pode ver saúde apenas no processo do tratamento a credito que se os governos passassem a investir mais e mais e ações de prevenção, os custos com a área da saúde reduziriam muito. Ao se detectar uma doença na fase inicial além de aumentar as chances de cura, reduziríamos o tempo e os gastos com o tratamento”, explica o vereador.

As Doenças
A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.

O pterígio é um espessamento vascularizado da conjuntiva de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. Não é infeccioso, mas pode afetar a visão. Pode ser tratado através de remoção cirúrgica.

Glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença. Se não for tratado o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos