Operação Asfixia comemora 2 anos de atividades

Alagoas24horasCoordenador da Asfixia, Daniel Pinto

Coordenador da Asfixia, Daniel Pinto

A Operação Asfixia, um grupamento de policiais civis que atua na repressão e prevenção ao crime, em Alagoas, está completando dois anos de atividades nesta sexta-feira (17). Para comemorar a data, a sua coordenação apresentou um balanço das atividades realizadas durante este ano, em café da manhã, que teve as presenças do secretário de Defesa Social, Paulo Rubim; do delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco; do promotor de Justiça, Flávio Gomes, entre outras autoridades.

O secretário Paulo Rubim destacou o trabalho preventivo realizado pelo grupamento policial no sentido de oferecer segurança à sociedade alagoana. “Em recente encontro com empresários e frequentadores da Ponta Verde, recebeu um pedido expresso de que viaturas da Asfixia fossem deslocadas e fizessem o policiamento na área. E esse pedido tem sido feito pelos diversos segmentos da população, de Norte a Sul de Alagoas. Isso demonstra a eficiência e o resultado positivo das ações dessa operação”, acrescentou.

O delegado-geral PC, Marcílio Barenco, ressaltou a abnegação de todos os policiais civis que integram a Operação Asfixia, em especial ao coordenador Daniel Pinto que assumiu o comando do grupo em janeiro deste ano. “Só tenho a agradecer a todos esses policiais. Este é um projeto perene que não somente deve continuar, mas ser ampliado e aperfeiçoado”, completou Barenco.

Durante a solenidade, a coordenação da Asfixia prestou homenagem com a entrega de certificados a diversas pessoas que contribuíram para o sucesso da operação. Entre os homenageados estão: o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco; o promotor de Justiça, Flávio Gomes; o delegado Eraldo José Augusco (coordenador da Força Nacional de Polícia Judiciária); o delegado Maurício Henrique (diretor dos DPJAs 1 e 2); a delegada Simone Marques (diretor da Academia de Polícia Civil); a delegada Luci Mônica (diretora do Deinfo); a delegada Fabiana Leão (diretora Administrativa e das Finanças); a jornalista Dulce Melo, e o agente da Polícia Civil, Nelson Feitosa, o mais antigo integrante da operação presente na solenidade.

A Operação Asfixia foi criada em 2008, e em janeiro de 2010 passou por uma reformulação, ocasião em que assumiu a coordenação o policial Daniel Pinto.

Com o apoio do delegado Marcílio Barenco, novos veículos e armamentos passaram e ser utilizados pelo grupamento, e a partir da presença constante nas ruas, recebeu três vezes mais denúncias e todas elas checadas e cumpridas.

“Credibilidade e confiança da população passaram a ser a marca da Asfixia, que por onde passa todas as noites e, agora, também durante o dia é bem recebida pela população”, disse Daniel Pinto.

Com um efetivo transitório de aproximadamente 150 agentes de polícia, a Asfixia possui um saldo altamente positivo no combate a criminalidade no Estado de Alagoas. Agentes de polícia em seus dias de folga participam da Operação, reforçando a segurança pública de nosso Estado.

Fonte: Ascom PC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos