Juiz que mandou prender Daniel Dantas é promovido

O juiz Fausto de Sanctis, que determinou por duas vezes a prisão do banqueiro Daniel Dantas, teve sua promoção publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. O magistrado, titular da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, passa a exercer o cargo de juiz do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), também na capital paulista.

Em 2008, De Sanctis presidiu a Operação Satiagraha, deflagrada pela Polícia Federal, cujo objetivo foi desarticular um suposto esquema de desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro, que resultou na prisão temporária de Daniel Dantas e de outros diretores do Banco Opportunity. A prisão de Dantas abriu uma disputa entre o juiz e o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que por duas vezes concedeu liminares, contrárias à decisão de De Sanctis e favoráveis à libertação do empresário.

Na operação, além de diretores do Opportunity, foram presos o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o especulador Naji Nahas. Além da crise na magistratura, a Satiagraha direcionou os holofotes sobre o delegado Protógenes Queiróz, acusado por Daniel Dantas de cometer uma série de irregularidades durante as investigações. A defesa do banqueiro também entrou com inúmeras ações judiciais tendo como objetivo retirar o processo das mãos do magistrado, mas não obteve sucesso.

De acordo com o decreto presidencial, De Sanctis assume a vaga da juíza Anna Maria Pimentel, que se aposentou.

Fonte: O Globo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos