Primeira presidente do Brasil toma posse neste sábado

Os brasileiros assistirão neste sábado (1º) à posse da primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff. A programação começa às 14h na frente da Catedral de Brasília e deve ser acompanhada por milhares de pessoas nas ruas, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, e por milhões de pessoas pela televisão e internet.

Para tudo dar certo durante a cerimônia, dois ensaios foram feitos em dezembro, simulando cada etapa da posse.

O primeiro ato da cerimônia de posse é o desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios. Se não estiver chovendo, Dilma Rousseff embarcará no Rolls Royce presidencial na frente da Catedral de Brasília às 14h15. O vice-presidente, Michel Temer, e sua mulher, Marcela Temer, desfilarão em um carro logo atrás. O destino dos dois será o Congresso Nacional, onde Dilma e Temer assinarão o termo de posse. Se chover, o carro será fechado e o trajeto, alterado.

Nesta sexta-feira (31), Dilma Rousseff decidiu que fará o percurso pela Esplanada dos Ministérios ao lado da filha Paula. A mãe, Dilma Jane, e outros familiares, devem acompanhar a posse dentro do Congresso Nacional, na Tribuna de Honra do Plenário da Câmara.

O trajeto até o Congresso Nacional está previsto para durar cerca de dez minutos. Às 14h25, Dilma Rousseff e Michel Temer serão recebidos na rampa de mármore do Congresso pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

De lá, o grupo segue para o plenário da Câmara dos Deputados, onde Dilma e Temer assinarão o termo de posse. Antes disso, farão o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Após a assinatura do termo de posse, Dilma e Temer acompanharão a execução do Hino Nacional pela banda de Fuzileiros Navais, ainda no Plenário do Congresso. Dilma fará, então, o primeiro discurso como presidente, com duração prevista de 45 minutos.

Segurança da posse terá 4.000 policiais
A primeira fala de Dilma como presidente empossada será acompanhada pelos políticos no plenário. Foram convidados para esta etapa chefes de Estado ou de governo dos países que têm relação diplomática com o Brasil, atuais ministros, ministros do novo governo, governadores, presidentes dos Tribunais Superiores, senadores e deputados. Após o discurso, o presidente do Congresso José Sarney falará rapidamente e dará a sessão como encerrada.

Ao deixar o plenário, a presidente e o vice serão conduzidos para o lado de fora do Congresso, onde mais uma vez ouvem a execução do Hino Nacional, desta vez finalizado com salva de 21 tiros de canhão. Dilma passa então a tropa em revista, despede-se dos presidentes do Senado e da Câmara e embarca, desta vez ao lado de Michel Temer, no Rolls Royce presidencial em direção ao Palácio do Planalto.

Entrega da faixa

No Planalto, Dilma e Temer serão recebidos, no alto da rampa, às 16h30, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Marisa Letícia. O vice José Alencar e sua mulher também estariam presentes, mas o vice de Lula, que luta contra um câncer há 13 anos, continua internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

No parlatório, que é voltado para a Praça dos Três Poderes, Lula transmitirá a faixa presidencial para Dilma. Já com a faixa, a presidente entrará no Palácio do Planalto, onde receberá os cumprimentos dos chefes de Estado e autoridades, no salão Leste. Às 17h, voltará ao parlatório, de onde fará o primeiro discurso à população.

Em seguida, de volta ao interior do prédio, Dilma empossará seus 37 ministros. Terminada mais esta etapa, a presidente eleita irá para o Itamaraty, onde, a partir das 18h30, participará de um coquetel para autoridades e missões estrangeiras.

Foram confirmadas as presenças de 24 chefes de Estado e governo, entre eles a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Fonte: R7

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos