Novaes assume presidência da Câmara destacando transparência

Luis Vilar/Alagoas24Horas/ArquivoGalba Novaes assume presidência da Casa de Mário Guimarães

Galba Novaes assume presidência da Casa de Mário Guimarães

Em meio a tantas posses pelo país, incluindo a do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), a Câmara Municipal de Maceió também empossou – para o biênio 2011/2012 – o seu novo presidente. Galba Novaes (PRB) – um dos edis mais experientes do Legislativo municipal, tendo ocupado diversos cargos em Mesas anteriores – assume o comando da Mesa Diretora da Casa de Mário Guimarães.

Durante discurso, Novaes fez referência a sua trajetória política como vereador por Maceió. E ressaltou uma “carta” de compromisso firmada com todos os edis da Câmara Municipal de Maceió. A principal palavra do discurso de Novaes foi a “transparência”. De acordo com ele, vai procurar “responder a inquietação da cidade de Maceió”.

Ele ressaltou ainda que assume o cargo por determinação soberana dos pares, já que – em candidatura única e em uma eleição antecipada – teve a maioria do colegiado. “Tenho certeza de que a sociedade vai ficar orgulhosa da Câmara Municipal, que passará a ter o respeito merecido, sendo assim a caixa de ressonância da sociedade maceioense”, salientou.

Entre os compromissos de Novaes estão a criação de uma ouvidoria, uma corregedoria, transformar os vencimentos dos vereadores em subsídio, implantar um calendário anual de pagamento e o expediente em dois horários. O novo presidente do Legislativo municipal ainda frisou que em seu mandato passa a vigorar o Portal da Transparência, já aprovado pelos vereadores.

O projeto do Portal da Transparência é de autoria do próprio Galba Novaes, que defendeu ainda a realização de um concurso público, reduzindo o número de comissionados. Além disto, falou também na redução do número de assessores por vereadores: de 17 para 10 edis. Entre os primeiros compromissos de Galba – entretanto – está a “luta” pelo aumento do duodécimo da Casa de Mário Guimarães.

Os vereadores buscam um reajuste que eleve o repasse de R$ 35 milhões para R$ 46 milhões. O aumento conta com o apoio do ex-presidente Dudu Holanda, que deixa o cargo e viaja para tratamento médico, só retornando no dia 30 de janeiro para a posse de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

As negociações a respeito do novo duodécimo já estão em andamento. O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) – que esteve presente na posse – já destacou que passará para a Câmara de Vereadores o que estiver previsto em lei.

Novaes cogita ainda deixar a Câmara ao final desta legislatura, quando – segundo ele mesmo – há a possibilidade de não concorrer mais a cargo eletivo, partindo para tomar conta do Instituto Galba Novaes de Castro, que leva o nome de seu pai. Porém, nos bastidores políticos, o nome do vereador é cogitado como um forte candidato ao Executivo municipal em 2012.

Mesa

Também integrante da nova Mesa Diretora, Oscar de Melo (PP), salientou que há desafios a serem enfrentados pelo novo comando, sobretudo “depois de um ano marcado por problemas enfrentados pela Mesa passada”. Oscar de Mello destacou que os vereadores da Casa tinham dificuldades de ter conhecimento sobre a situação financeira na presidência de Dudu Holanda (PMN) e que agora os dados seriam repassados para a sociedade com mais facilidade.

“Nosso objetivo é expor os números da Casa. Eu tive dificuldades de conhecer estes números na gestão passada. Precisamos mostrar como a Casa funciona”, salientou. Oscar de Melo também se mostrou favorável ao aumento de duodécimo do Legislativo e ressaltou a importância da criação do Portal Transparência.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos