Alunos de Coruripe são destaque na 6ª Olimpíada de Matemática

Ascom CoruripeDiretora Ana Paula, os estudantes Luiz Heinrick e Indiana Jhones, e o professor Djalma Félix

Diretora Ana Paula, os estudantes Luiz Heinrick e Indiana Jhones, e o professor Djalma Félix

Os estudantes do 9° ano da escola municipal General Góes Monteiro, Luiz Heinrick e Indiana Jhones, do povoado Poxim, vão receber medalha de bronze pelo bom desempenho na 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mais dois estudantes serão agraciados com a medalha de menção honrosa, João Victor da escola Liege Gama Rocha e Valdeir Araújo da escola estadual Djalma Barros Siqueira. A premiação está prevista para o final deste mês.

De acordo com diretora da escola do Poxim, Ana Paula dos Santos Leite, a Olimpíada é uma competição nacional que almeja estimular e gerar o estudo da Matemática entre alunos e professores de escolas. “Pelo segundo ano, nosso aluno Indiana Jhones é destaque com a medalha de bronze. Devido ao resultado, vamos receber um laboratório de ciência e matemática da OBMEP”, destacou a diretora da escola municipal General Góes Monteiro, que possui 730 alunos matriculados da educação infantil ao 9° ano.

Para o professor de matemática, Djalma Félix, a dedicação e atenção nas aulas são primordiais para o bom desempenho nos estudos. “Além de identificar jovens talentos, a disputa contribui para a integração das escolas públicas com as universidades ao incentivar o ingresso de alunos nas áreas científicas e tecnológicas. Esse resultado é um saldo positivo do que foi trabalhado na sala de aula”, comentou o professor.

“Os alunos premiados com medalhas de bronze ganham bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) para estudar a disciplina aos sábados nas universidades”, informou a coordenadora pedagógica, Marina dos Santos.

“É um desafio muito bom. O resultado positivo pelo segundo ano, me empolga, passo a prestar mais atenção nas aulas. Sou bolsista no curso de iniciação científica e recebo bolsa mensal de R$100, da Caixa Econômica, até concluir a universidade. É um incentivo e tanto, quero agradecer a diretora da escola e meu professor”, disse sorridente Indiana Jhones.

Em 2010, os professores se sentiram ainda mais estimulados porque receberam caderno com questões para trabalhar em sala de aula.

Provas
O processo de seleção da Olimpíada acontece em duas fases e explora a criatividade e o raciocínio matemático.

Para realizar as provas, os participantes são divididos em três níveis. nível 1 (para alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental), nível 2; (alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental) e nível 3 (estudantes do Ensino Médio).

Professores e escolas de alunos vencedores recebem livros e vídeos de matemática.

A Olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A relação dos alunos coruripenses pode ser conferida no site: www.obmep.org.br

Fonte: Ascom/Coruripe com informações OBMEP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos