SMTT estuda redistribuição do efetivo dos agentes de trânsito

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, José Pinto de Luna, vai reunir todos os guardas municipais que atuam como agentes de trânsito para discutir uma maior cobertura em pontos e horários críticos na capital alagoana. Uma ideia, segundo ele, é promover uma redistribuição do efetivo e um reescalonamento na jornada de trabalho, de forma que, nos horários de pico, haja uma quantidade maior de agentes nos locais de maior movimento.

Um dos problemas críticos que precisam ser resolvidos, na sua avaliação, é a saída de Maceió pelo litoral sul, devido ao afunilamento do trânsito no acesso à Ponte Divaldo Suruagy, no Pontal da Barra. Esse problema, segundo ele, será prioridade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) neste primeiro mês de 2011. “É um problema crônico, que merece uma atenção especial, e que teremos que resolver junto com o DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem), já que, depois da ponte, começa a jurisdição deles”, explica o superintendente.

As saídas de Maceió pelo litoral Norte, observa Pinto de Luna, também são problemáticas, mas são de jurisdição exclusiva do DER. A ideia, segundo ele, é estabelecer uma relação bem próxima com o departamento estadual, para buscar soluções que garantam uma melhor vazão do trânsito de Maceió para os municípios vizinhos.

Pinto de Luna diz que vai usar como estratégia na sua gestão à frente da SMTT, enxergar os problemas com a visão de usuário. “Vivo diariamente os problemas de trânsito da cidade, como todo usuário, e é com essa visão que vamos tentar resolvê-los da melhor maneira possível”, disse ele, nesta segunda-feira, em entrevista ao programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta.

O superintendente da SMTT também falou sobre o uso dos equipamentos de segurança para crianças nos veículos, dizendo que o uso da cadeirinha já é obrigatório, porque a lei está em vigor; que a população já foi bastante esclarecida, em campanhas anteriores; e que agora é hora de fiscalizar e aplicar penalidades previstas em lei.

Pinto de Luna disse que vai fomentar, também, a educação de trânsito, por meio da Escolinha de Trânsito, focando,principalmente, na proteção ao pedestre, conscientizando para aspectos como o respeito à faixa e o uso das passarelas, onde elas existirem, como forma de prevenir acidentes.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos