Convênio vai beneficiar agricultores do Baixo São Francisco

Um convênio de mais de R$ 2 milhões que vai beneficiar 309 famílias de agricultores da região da várzea da Marituba, em Penedo, foi assinado na manhã da sexta-feira (7) pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, e pelo superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas, Antônio Nelson.

O objetivo é promover a inclusão produtiva e sustentável dos agricultores familiares dessa região, que foram prejudicados com a construção do Complexo Itaparica e demais barragens no Baixo São Francisco.

“É um objetivo do governador Teotonio Vilela que os pequenos agricultores tenham prioridade, tenham acesso à produção, possam gerar renda, e esse convênio vem justamente com essa intenção. Uma das atividades que serão apoiadas é a pecuária leiteira”, afirmou o secretário Jorge Dantas.

Segundo ele, as famílias vão receber as ações do Programa Alagoas Mais Leite, que desenvolve ações para a nutrição animal, melhoramento genético, gestão da propriedade e qualidade do leite. “O Estado sabe produzir bem o leite, tem infraestrutura para isso. O arroz também será produzido por essas famílias beneficiadas pelo convênio, será outra fonte de ocupação e renda”, explicou Dantas.

“Essa parceria com o governo do Estado será importante para nossa região. Por meio do convênio, faremos uma demarcação da área da Marituba e vamos dinamizar a produção”, destacou o Antônio Nelson, da Codevasf/AL.

Os recursos alocados pela Codevasf/AL são oriundos do orçamento da Codevasf Nacional, em Brasília, e tiveram o empenho do deputado federal Givaldo Carimbão em sua liberação junto à Diretoria nacional da entidade. “Queremos definir o modelo integrado de produção. Esperamos que daqui pra frente Alagoas tenha muito mais recursos para desenvolver as atividades agropecuárias”, citou o parlamentar, que acompanhou a assinatura do convênio, na sede da Seagri, em Maceió.

Segundo o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, entidade que já se comprometeu em adquirir a produção de leite dos agricultores da região da Marituba, haverá um aumento da renda dessas pessoas e do município de modo geral. “Esperamos adquirir 15 mil litros de leite somente da região da várzea, que já possui um plantel de 1,5 mil animais”, lembrou Klécio Santos.

A assinatura do convênio também foi acompanhada pelo chefe de Gabinete da Prefeitura de Penedo, Antônio Nelson Filho, que representava o município que vai receber as ações.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos