Alagoano Tiago Fernandes é promessa olímpica

Getty ImagesTiago é treinado por Larri Passos, ex-Guga

Tiago é treinado por Larri Passos, ex-Guga

Nos próximos seis anos, o mundo esportivo brasileiro estará voltado para a Olimpíada de 2016. De olho nos Jogos que serão disputados no Rio de Janeiro, o Terra selecionou algumas promessas do tênis que poderão despontar no esporte e brigar por uma medalha para o Brasil. Em plena evolução Tiago Fernandes, Thiago Monteiro e Guilherme Clezar estarão no auge de suas carreiras daqui a seis anos e quebrar a sensação de vazio desde o encerramento da carreira de Gustavo Kuerten.

Conheça mais detalhes sobre esses atletas:

Nome: Tiago Fernandes
Data de nascimento: 29/01/1993
Local de nascimento: Maceió/AL
Lateralidade: Destro
Ranking Atual: ITF juvenil: 5; ATP: 550
Melhor Ranking: ITF: 1
Principal título: Campeão do Aberto da Austrália juvenil 2010

Treinado por Larri Passos, ex-técnico do multicampeão Gustavo Kuerten, Tiago Fernandes é tido como a grande promessa do tênis brasileiro. Aos 17 anos, em 2009, chegou às quartas de final do Aberto dos Estados Unidos, na categoria juvenil e, em 2010, se tornou o primeiro brasileiro a vencer um torneio juvenil de Grand Slam, o Aberto da Austrália.

Em 29 de março do ano passado, o garoto chegou ao posto de nº 2 do mundo no ranking de sua categoria. Pouco menos de 1 mês depois, em 26 de abril, alcançou a liderança do ranking mundial, sendo o primeiro brasileiro essa colocação. Em agosto ganhou sua primeira partida na disputa de um torneio Challenger, em Pequim, capital da China.

Tiago nasceu em Maceió e, em 2008, quando tinha apenas 15 anos, deixou a família em Alagoas e se mudou para Balneário Camboriú, onde está localizado o Instituto Larri Passos, seu local de treinamento.

Nome: Thiago Monteiro
Data de nascimento: 31/05/1994
Local de nascimento: Fortaleza/CE
Lateralidade: Canhoto
Ranking Atual: ITF: 143
Melhor Ranking: ITF: 115
Principal título: Campeão da Copa Santa Catarina 2009

O cearense Thiago Monteiro começou a praticar tênis logo cedo. Aos 8 anos, quando assistia ao seu irmão jogar, tomou gosto pelo esporte e começou a fazer aulas. A partir de então passou a se inscrever em torneios locais, até que um olheiro chamado Rafael Kuerten, irmão de Guga, o levou para treinar na academia de Larri Passos, em Camboriú (SC).

Em 2008, o garoto, hoje com 16 anos, ficou uma semana no centro de treinamento para conhecer o local, até que os profissionais da academia reconheceram o talento do brasileiro e decidiram mantê-lo no grupo.

Thiago começou então a participar de torneios juvenis e obteve ótimos desempenhos, até que Larri Passos decidiu colocar o tenista em torneios internacionais para ganhar experiência no profissional.

Nome: Guilherme Clezar
Data de nascimento: 31/12/1992
Local de nascimento: Porto Alegre
Lateralidade: Destro
Ranking Atual: ITF: 760
Melhor Ranking: ITF: 760
Principal título: Banana Bowl 2008

Clezar começou a jogar tênis muito cedo. Aos 5 anos já batia bola com seu pai e aos poucos foi se apaixonando pelo esporte. Em Porto Alegre, sua cidade natal iniciou os treinamentos e, aos 14 anos, passou a treinar em Novo Hamburgo com João Zwetsch, hoje capitão do Brasil na Copa Davis.

Guilherme ganhou destaque em 2009, ao chegar às quartas de final da versão juvenil de Roland Garros. No mesmo torneio francês ficou com o vice-campeonato na categoria duplas. Em 2010 chegou às quartas de final do Aberto da Austrália, quando perdeu apenas para o vice-campeão Sean Berman.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos