Alagoana Marta é eleita melhor jogadora do mundo pela 5º vez

TerraArgentino Messi recebe a bola de ouro

Argentino Messi recebe a bola de ouro

A escolha da melhor jogadora de futebol feminino do mundo não teve surpresa. Pelo quinto ano consecutivo, a Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) elegeu nesta segunda-feira, em cerimônia realizada na cidade de Zurique (Suíça), a brasileira Marta como a principal atleta da categoria no ano de 2010 – a meia do Santos superou as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj para erguer o troféu da qual é dona desde o ano de 2006.

Durante a temporada de 2010, Marta brilhou nos Estados Unidos ao defender o FC Gold Pride. Com a camisa do time californiano, a brasileira assinalou 19 gols e foi a principal atleta na conquista do campeonato profissional de futebol feminino. O desempenho fez a meia atacante ser eleita a MVP (Jogadora Mais Valiosa, em inglês) da competição e a artilheira do torneio.

Ao receber o prêmio, Marta não escondeu a emoção e teve a mesma atitude das outras quatro vezes em que subiu para receber a honraria de melhor do mundo: chorou.

"Não seria como as outras vezes se não chorasse. Então estou aqui, chorando de novo. Foi um ano muito especial para mim, pois consegui vários êxitos pelas minhas equipes. Além disso fui agraciada como embaixadora da ONU. Tudo muito especial para mim", discursou a pentacampeã na eleição da Fifa.

Premiações

Time ideal da Fifa/FIFPro

O ex-atacante holandês Marco van Basten, melhor do mundo em 1992, anunciou o time ideal eleito pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) e pela FIFPro (Federação Internacional das Associações de Futebolistas Profissionais). São eles:

G: Iker Casillas (ESP) – Real Madrid

LD: Maicon (BRA) – Internazionale
Z: Gerard Piqué (ESP) – Barcelona
Z: Lúcio (BRA) – Internazionale
LE: Carles Puyol (ESP) – Barcelona

V: Andrés Iniesta (ESP) – Barcelona
V: Xavi Hernández (ESP) – Barcelona
M: Wesley Sneijder (HOL) – Internazionale
M: Cristiano Ronaldo (POR) – Real Madrid

A: Lionel Messi (ARG) – Barcelona
A: David Villa (ESP) – Barcelona

Troféu Fair Play – Seleção feminina sub 17 de do Haiti

O ex-jogador sul-africano Lucas Radebe entregou ao presidente da Federação Haitiana de Futebol e à capitã da seleção sub 17 de futebol feminino do Haiti o Troféu Fair Play da Fifa. As haitianas mostraram garra e superação ao manterem viva a paixão pelo futebol em um país devastado por um terremoto. O abalo que destruiu o país completa um ano neste mês de janeiro.

Melhor técnica de futebol em 2010 – Silvia Neid (seleção da Alemanha)

O técnico Vicente Del Bosque, da seleção espanhola, entregou a Silvia Neid, treinadora da seleção feminina da Alemanha, o prêmio de melhor técnica de futebol em 2010. As outras concorrentes eram a alemã Maren Meinert, da seleção feminina sub 20 da Alemanha e campeão da Copa do Mundo sub 20, e a sueca Pia Sundhage, comandante da seleção feminina dos Estados Unidos.

Melhor técnico de futebol em 2010 – José Mourinho

Silvia Neid entregou ao português José Mourinho, campeão do Campeonato Italiano, da Copa da Itália e da Liga dos Campeões da Europa com a Inter de Milão o prêmio de melhor técnico de futebol em 2010. Os outros concorrentes eram Vicente Del Bosque, da seleção da Espanha, que ganhou a Copa do Mundo da África do Sul, e Josep Guardiola, do Barcelona, que levou o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha em 2010.

Prêmio Presidencial – Desmond Tutu

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, consagrou o bispo sul-africano Desmond Tutu, símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, com o Prêmio Presidencial, novidade da Fifa neste ano. Tutu teve atuação marcante durante a Copa do Mundo da África do Sul, com discursos animados e bem-humorados. Em seu discurso após receber o prêmio, o bispo exaltou o fato do continente africano ter conseguido realizar sua primeira Copa do Mundo.

Prêmio Puskas de gol mais bonito – Hamit Altintop

Hamit Altintop, do Bayern de Munique, recebeu o prêmio de gol mais bonito de 2010 (em eleição realizada pela internet) pelo tento que marcou com a seleção turca sobre o Cazaquistão, pelas eliminatórias para a Eurocopa 2012. Detalhe: o troféu foi entregue pelo goleiro da seleção cazaque que sofreu o golaço, marcado após uma bomba de fora da área.

Bola de Ouro – Melhor jogador do mundo – Lionel Messi

O técnico Josep Guardiola, do Barcelona, entregou ao argentino Lionel Messi, seu comandado na equipe catalã, a Bola de Ouro. La Pulga, como é conhecido o atacante em seu país, faturou pela segunda vez seguida o prêmio de melhor jogador do mundo, apesar da participação discreta na Copa do Mundo. Os outros concorrentes eram os espanhois Xavi Hernández e Andrés Iniesta, também do Barcelona, que foram campeões da Copa do Mundo com a Espanha – Iniesta, inclusive, marcou o gol do título.

Fonte: Com Terra e IG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos