Glaucoma: servidores recebem atendimento

Ascom/SemarhpGlaucoma

Glaucoma

Na manhã desta terça-feira (11), o Instituto de Olhos de Maceió (IOM), juntamente com o Ministério da Saúde, SUS e Secretaria Municipal de saúde realizaram, no estacionamento da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) o atendimento de prevenção ao glaucoma em uma unidade oftalmológica móvel.

Doença ocular que danifica os nervos, podendo provocar a cegueira, o glaucoma é responsável por 2% da cegueira mundial e é uma patologia que acomete a população em geral com maior incidência em pessoas maiores de 30 anos.

A coordenadora do Projeto de Prevenção ao Glaucoma, Maria José, que é funcionária pública municipal, resolveu trazer o atendimento até os servidores municipais, começando pela Semarhp e Secretaria Municipal de Finanças (Smf) e pretende estender o atendimento até outras secretarias. “Na próxima etapa levaremos a unidade oftalmológica móvel a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), onde pretendemos atender o maior número de servidores possível”, disse Maria José.

Segundo Margarete Cavalcante, secretária adjunta da Semarhp, o objetivo é que o servidor tenha maior facilidade em realizar o exame de glaucoma. “O servidor às vezes não tem tempo de ir ao médico, então resolvemos propiciar maior comodidade trazendo a unidade móvel até o órgão, facilitando o diagnóstico que sai na hora e cuidando da saúde do servidor”, explicou Cavalcante. Ela ainda afirmou que outros programas que tratam da saúde estão sendo trazidos em prol do servidor.

Para a diretora de Recursos Humanos, Glória Martins, é extremamente importante a vinda desta unidade móvel, pois o servidor tem a oportunidade de verificar se tem o problema de glaucoma ou não. “Trouxemos o atendimento até o servidor, tornando mais acessível à prevenção da doença”, pontuou Martins.

O secretário Sérgio Villela está satisfeito com a iniciativa de trazer para o estacionamento da Semarhp o atendimento de prevenção ao glaucoma, uma doença grave e que pode ser evitada com a realização de exames. “Muitos servidores estão fazendo exames e nossa intenção é que todos possam ser atendidos, prevenindo o glaucoma”, disse Villela.

A unidade móvel irá atender hoje à noite na Escola Estadual Reni Lins, que fica por trás do DER, próximo a ladeira do Catolé. Para o atendimento é importante o documento de identificação, RG e o cartão do SUS, caso o paciente possua.

Fonte: Ascom/Semarhp

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos