Homem de 300kg faz cirurgia de redução de estômago

Bernardo Dantas/Esp. DP/D.A PressEle passou 6 meses internado

Ele passou 6 meses internado

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Após seis meses de confinamento hospitalar para perda de peso, o vendedor autônomo Orlando Pinheiro Júnior, de 45 anos, finalmente chegou nesta quarta-feira (12) à última fase de seu programa de internamento contra a superobesidade no Hospital dos Servidores de Pernambuco. No início da manhã, ele foi submetido a uma cirurgia bariátric – conhecida como redução de estômago. O desafio agora será superar o pós-operatório e ser condicionado a um novo estilo de vida quando "voltar à sociedade".

O procedimento foi realizado com sucesso na manhã desta quarta-feira e durou pouco mais de três horas. Até a tarde desta quinta, Orlando deve permanecer internado na sala de recuperação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da instituição, devido ao risco de complicações após a operação. A medida de cautela é padrão neste tipo de cirurgia.

Somente após um período mínimo de 5 dias em observação Orlando estará apto para voltar para casa. Quem acompanhou de perto toda a aflição da espera foram a mãe e a esposa do paciente, a professora Ana Lídia Félix Barbosa, de 43 anos.

Até o início da tarde desta quarta-feira, nenhuma das duas teve oportunidade de vê-lo-lo após a cirurgia. Apenas um rápido contato e foi permitido pela equipe médica no turno da noite, durante a visita aos pacientes internados na UTI.

Durante os 206 dias nos quais ficou internado, Orlando conseguiu perder, com acompanhamento nutricional e alguns poucos exercícios físicos, pouco mais de 70 dos seus 297,8 quilos originais. Nas duas primeiras semanas do pós-operatório, ele deve perder outros 20. No final do primeiro ano após a cirurgi, a perda pode chegar a 90 kg, o correspondente a 40% de seu peso atual.

Antes da operação, o cirurgião que acompanha Orlando, Gilberto Pagnossin, considerou que o procedimento oferecia boa margem de segurança, quadro bastante diferente de quando foi admitido no programa, pesando quase 300 kg e sem conseguir sequer fazer uma caminhada simples de 100 metros sem ofegar.

"Hoje ele já apresenta bastante evolução, inclusive física", afirmou. De acordo com a direção do Hospital dos Servidores do Estado, o balanço do resultado da cirurgia e do quadro clínico do paciente só será apresentado na próxima semana.

Por Ed Wanderley

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos