Hospital Geral ampliará assistência

AssessoriaAssessoria

Funcionando com praticamente 50% de sua capacidade, o Hospital Geral do Estado (HGE), referência em Alagoas na realização de procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência, foi responsável pela realização de 4,3 mil cirurgias no ano passado. Após conclusão das obras, unidade ganhará mais 160 leitos, ampliando sua capacidade de atendimento.

A unidade atende casos graves de acidentes de trânsito com fraturas expostas, vítimas de violência urbana com armas de fogo e branca (facas) e casos clínicos de urgência como apendicites, entre outros.

O gerente do HGE, Carlos Alberto Gomes, explica que o perfil do hospital é o atendimento imediato de pacientes graves. “O HGE é a única unidade hospitalar equipada para realizar cirurgias de urgência e emergência, de pronto atendimento, no entanto, a sociedade alagoana ainda confunde o perfil do hospital, que não realiza cirurgias eletivas”, explicou.

Ele destaca que a unidade é porta de entrada para atendimento de urgência e emergência de todo o Estado, chegando a realizar entre 320 e 380 cirurgias por mês. O número de cirurgias realizadas chega a 12 por dia. “Temos atendido bem a demanda. Os números do Serviço de Arquivo Médico (Same) do HGE apontam que em 2010, a unidade hospitalar realizou aproximadamente 4,3 mil cirurgias; 20% destas representam cirurgias ortopédicas”, informou.

Segundo Carlos Gomes, as cirurgias ortopédicas são realizadas em pacientes vítimas de acidentes com fraturas graves, expostas, geralmente acidentes de trânsitos ou quedas. O gerente explica que os pacientes que entram na unidade hospitalar com fraturas ortopédicas não consideradas de emergência, as chamadas fraturas fechadas, são transferidos da instituição para a realização do procedimento cirúrgico nos hospitais conveniados.

Ainda de acordo com o gerente do HGE, outras cirurgias como, fratura de medula, colostomia, cirurgias plásticas reconstrutoras, oncológicas, hérnia sem está estrangulada, entre outras, não são realizadas no hospital geral. Lá os pacientes recebem o atendimento de emergência e são encaminhados para as unidades de retaguarda.

“Os pacientes que sofrem com fraturas fechadas ou enfermidades que demandam cirurgias, mas que não têm risco de perder a vida, são transferidos para outras instituições, porque o HGE não realiza essas cirurgias. A equipe do hospital cuida daqueles que podem perder a vida, é o atendimento de emergência e urgência”, disse.

Carlos Alberto orienta que cirurgias eletivas são aquelas necessárias ao paciente, mas que podem esperar por não acarretar risco iminente de morte. As cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas são realizadas nos hospitais conveniados ao SUS, agendadas nos postos de saúde dos municípios, através da Central de Regulação de Serviços da Saúde, o CORA.

Os hospitais de retaguarda do HGE, que realizam cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima e os hospitais Usineiros e Carvalho Beltrão, em Coruripe.

O Hospital Geral do Estado é composto de cinco salas de cirurgia e uma sala de recuperação pós-anestésica com oito leitos. Como parte do complexo de urgência e emergência, o hospital atende também casos crônicos neurológicos, que necessitem de cuidados prolongados e pacientes queimados que necessitam de cirurgias reparadoras de emergência.

Fonte: Neide Brandão/HGE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos