Parceria entre Sesau e FAF leva ações aos gramados alagoanos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Federação Alagoana de Futebol (FAF) firmaram parceria para realização de ações de combate à dengue nos principais jogos do Campeonato Alagoano de Futebol, nas partidas da Série B do Brasileiro e Copa do Brasil. A parceria foi assinada na sexta-feira (14), na sede da Federação, entre o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o presidente da FAF, Gustavo Feijó, e o vice-presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (Ceaf), Alton Polímpio.

As ações de promoção da saúde estarão concentradas inicialmente no combate à dengue e serão iniciadas neste domingo (16), no Estádio Rei Pelé, durante a abertura do Alagoano 2011, no clássico CSA x CRB. O jogo será iniciado às 17h. No intervalo da partida, a Sesau fará uma simulação de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo estimativas da FAF, o clássico deverá reunir cerca de 12 mil torcedores.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, afirmou que é justamente esse o público alvo da campanha. “Por mais que o governo do Estado faça sua parte no combate à doença é necessário o engajamento da população na luta contra o mosquito. E durante o jogo, teremos a oportunidade para alertar a população sobre os cuidados necessários para combater a doença”, ressaltou Toledo, acrescentando que os torcedores irão sair do Rei Pelé sensibilizados e engajados nessa luta.

De acordo com Gustavo Feijó, essa não é a primeira vez que a Sesau e a FAF estão juntas em campanhas em prol da saúde da população alagoana, a exemplo das campanhas de vacinação. Durante a formalização da parceria, Gustavo Feijó anunciou apoio irrestrito às ações da Sesau. “Precisamos envolver o maior número possível de torcedores. Esporte e saúde andam juntos”, destacou.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, chamou a atenção para a responsabilidade dos municípios alagoanos em também participar, de forma ainda mais incisiva, no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Campeonato – O Campeonato Alagoano de Futebol acontece até o dia 15 de maio. Os jogos serão realizados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Coruripe, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Boca da Mata e Atalaia. Segundo a FAF, cada uma das partidas, com exceção do clássico de abertura, deverá reunir cerca de duas mil pessoas.

A Sesau e a FAF estarão juntas, inclusive, no jogo entre Flamengo e Murici, que será realizado no dia 16 de fevereiro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Ainda durante o encontro, a Sesau e a FAF acertaram detalhes iniciais de outras duas campanhas a serem difundidas nos intervalos dos jogos alagoanos. Uma é a “Torcedor Sangue Bom”, que objetiva incentivar a doação de sangue, e a outra é “Futebol Se Ganha no Peito”, que visa conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno.

Na ocasião, Alexandre Toledo ressaltou ainda que, na próxima quarta-feira (19), estará em Brasília, reunido com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para traçar as estratégias que serão desenvolvidas em Alagoas durante a campanha contra a dengue. Na próxima quinta-feira (20), representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde vão se reunir com o Comitê de Combate à Dengue para promover ações em todo o Estado.

Para viabilizar ações de combate à dengue no país, os governos federal, estadual e municipais, além das instituições, como igrejas, ONG´s e a própria população, estão promovendo uma grande mobilização da sociedade para enfrentamento desse desafio.

Alagoas apresenta um alto risco de epidemia de dengue, assim como o Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos