Vilela afirma que até julho Alagoas vai estar na zona livre da aftosa

Alagoas24horasVilela afirma que até julho Alagoas vai estar na zona livre da aftosa

Vilela afirma que até julho Alagoas vai estar na zona livre da aftosa

De acordo com o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), o Estado de Alagoas deve alcançar a zona livre da febre aftosa até julho deste ano. O motivo da visão otimista do governador são os números que foram apresentados na manhã de hoje, 19, em coletiva à imprensa. Alagoas conseguiu vacinar 96,77%, o que corresponde a 1.1060.767 bovinos e bubalinos.

Este percentual é o maior – segundo o governador – já alcançado em relação à febre aftosa em Alagoas. “Estamos cumprindo as metas e conseguindo cumprir todas as exigências do Ministério da Agricultura, que com razão são muito rígidas. Alagoas sofreu e ainda sofre muito em consequências das medidas que bloqueavam as nossas fronteiras. O setor representa muito para a economia local”, destacou o governador.

De acordo com Teotonio Vilela Filho, o cumprimento das exigências e as metas batidas fazem com que as perspectivas sejam as melhores possíveis. “Saímos já do risco desconhecido para médio e logo passaremos para a zona livre com vacinação. Para isto, foi importante as parcerias com o próprio ministério, com a Federação da Agricultura, a Adeal e a Secretaria de Agricultura de Alagoas”, frisou.

Um dos pontos que ajudarão a alcançar a zona livre é a reformulação da Adeal, prevista com a aprovação da Lei Delegada. “Nossa meta é atingir 100% da cobertura de vacinação, o que é muito difícil”, ressaltou. Para conseguir o resultado apresentado na manhã de hoje, o governo distribuiu 165 mil doses, o que corresponde a 15% das vacinas aplicadas, segundo o secretário de Agricultura, Jorge Dantas.

Dantas ressaltou ainda que a vacinação tem sido assistida e muitas vezes conta com parcerias com prefeituras municipais. O secretário destacou que – paralelo à vacinação – o Estado tem investido na conscientização dos produtores. O governador salientou ainda que a luta tem que ser conjunta com os demais Estados do Nordeste em função das fronteiras.

“Já determinei ao secretário que realizasse uma reunião, aqui em Alagoas, com todos os titulares das pastas de Agricultura dos Estados do Nordeste”, frisou Vilela. O objetivo é traçar ações integradas. O encontro ainda não tem data definida. “É um resultado para se comemorar, pois representa muito para o Estado”, finalizou o governador.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos