Governo reúne Comitê de Mobilização da Dengue

Secretário entregou plano estratégico ao Ministério da Saúde.

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participam nesta quinta-feira (20) da reunião do Comitê Estadual de Mobilização contra a dengue. Durante o encontro, que acontece às 8h30, no auditório Arthur Ramos, serão definidas as atribuições de cada entidade de acordo com as estratégias traçadas no Plano de Contingência para evitar uma possível epidemia da doença em Alagoas. O objetivo da Sesau é assegurar a efetiva participação da população neste processo.

De acordo com estudo realizado pelo Ministério da Saúde (MS), o risco de Alagoas sofrer uma epidemia de dengue passou de “alto” para “muito alto”. Conforme o mapa da doença em Alagoas, 24 dos 102 municípios do Estado se encontram com “risco muito alto de sofrerem uma epidemia ao longo deste ano”. Nesta quarta-feira (19), o secretário da Saúde, Alexandre Toledo, entregou ao ministro, Alexandre Padilha, as estratégias de Alagoas para combater o avanço do mosquito.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, a reunião com os representantes do Comitê de Mobilização contra a Dengue servirá para montar ações integradas. Ela citou como exemplo o trabalho que já vem sendo realizado em Palmeira dos Índios desde a primeira semana do ano, quando técnicos da Sesau e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram diversos mutirões, visando coibir a proliferação do Aedes Aegypti.
Sandra Canuto ressaltou que durante a reunião discutida a mobilização com diversas instituições do Estado, com o objetivo de detectar e eliminar os criadouros do Aedes Aegypti. Também serão apresentadas as estratégias para mobilizar os veículos de comunicação de massa e planejar as ações que serão realizadas ao longo de 2011.

A superintendente de Vigilância em Saúde relembrou que a dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna e seu principal vetor é o mosquito Aedes Aegypti. “Ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais e a doença é transmitida de pessoa para pessoa, representando um dos principais problemas de saúde pública no mundo”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Mais 500 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

Prevenção – A forma mais simples de prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito. É preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução e, por isso, se faz necessário não deixar a água limpa parada em qualquer tipo de recipiente.

Os principais sintomas da doença são: a febre aguda com duração de até sete dias, acompanhada de dor na cabeça, atrás dos olhos, nos músculos, nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Se a pessoa apresentar esses sintomas deve procurar a consulta médica e não ingerir, indiscriminadamente, remédios à base de ácido acetil salicílico.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos