Pecuária de leite e piscicultura serão fortalecidas em Junqueiro

Ascom/SeagriMáquinas forrageiras estarão à disposição dos criadores para ajudar no preparo do alimento para o gado

Máquinas forrageiras estarão à disposição dos criadores para ajudar no preparo do alimento para o gado

A pecuária leiteira e a piscicultura serão fortalecidas no município de Junqueiro, a 119 quilômetros de Maceió, a partir deste sábado (22), quando agricultores familiares vão receber equipamentos dos programas Alagoas Mais Leite e Alagoas Mais Peixe, coordenados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Por meio de uma permissão de uso, os agricultores cadastrados vão receber 20 máquinas forrageiras, utilizadas no preparo do alimento para o gado, e vão dispor de um tanque de resfriamento de leite, que será instalado provisoriamente na Escola Agrícola São Francisco de Assis, às margens da BR-101, local onde também será realizada a entrega das máquinas, a partir das 9h.

“O Programa Alagoas Mais Leite tem quatro linhas de atuação: gestão da unidade produtiva, nutrição adequada, melhoramento genético constante e qualidade do leite”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas. “O governador Teotonio Vilela sempre determinou que o apoio aos pequenos é prioridade”, completou o secretário, ressaltando que esse programa está focado no apoio a associações de pequenos criadores.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta, o Programa Alagoas Mais Leite está dividido em dois módulos de 500 famílias cada um e, ao todo, está fazendo um investimento de R$ 8 milhões no fortalecimento da pecuária leiteira.

“A maioria dos módulos desse programa está sendo implantada na região da Bacia Leiteira e do Médio Sertão, mas também há outras áreas com potencial para produção de leite que foram selecionadas”, destacou Edson Maruta.

Entre as comunidades que já foram beneficiadas por esse programa estão Paus Pretos e Agreste, em Monteirópolis, Samambaia, em Olho D’Água das Flores, Baixas e Alto da Madeira, em Jacaré dos Homens.

Peixe – Após a entrega das máquinas forrageiras e a instalação do tanque de resfriamento de leite na Escola Agrícola São Francisco de Assis, haverá a entrega, através de uma permissão de uso, de equipamentos para implantação de um módulo do Programa Alagoas Mais Peixe, na localidade conhecida como Lagoa do Retiro, também no município de Junqueiro.

“Outro grupo de 20 agricultores e trabalhadores rurais será beneficiado com o incentivo à produção de peixe da espécie tilápia em tanques-rede”, explicou Edson Maruta. “Esse será mais um meio de geração de ocupação e renda na área rural”, destacou o superintendente.

De acordo com ele, serão repassados três mil alevinos, tanques-rede, um barco, um freezer e ração. “Os produtores também terão assistência técnica e acompanhamento”, lembrou Maruta.

Segundo ele, as ações dos dois programas em Junqueiro têm o apoio da prefeitura municipal, da Usina Seresta e da Escola Agrícola São Francisco.

Fonte: Ascom Seagri

Veja Mais

Homem é flagrado com arma e drogas

Na noite da última sexta-feira (26), agentes do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) realizaram a detenção de um indivíduo portando...

Deixe um comentário

Vídeos