Ministro do Turismo visita Alagoas

Agência BrasilMinistro Pedro Novais

Ministro Pedro Novais

Um dos municípios com mais potencialidades turísticas de Alagoas, Barra de São Miguel, localizado no litoral Sul do estado, recebeu para inauguração hoje (28), às 11h, o Ministro do Turismo, Pedro Novais, em sua primeira visita na atual gestão. A inauguração é referente à ampliação das obras do sistema de abastecimento de água e a primeira etapa da nova estrutura de esgotamento sanitário do município, que aconteceu em uma solenidade com autoridades e representantes do turismo. As obras foram realizadas com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e contrapartida da Prefeitura Municipal.

Estavam presentes, o ministro do turismo, Pedro Novais, o secretário executivo do Mtur, Frederico Costa, o governador em exercício de Alagoas, Thomaz Nonô, senador Renan Calheiros, deputado Augusto Farias, prefeito da Barra de São Miguel, Reginaldo Andrade, prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Danielle Novis, o secretário de Infraestrutura de Alagoas, Marco Fireman, Cícero Ferro, Euclides Melo, suplente do senador Fernando Collor, e empresários do setor de turismo.

Segundo o Ministro do Turismo, Pedro Novais, que está no cargo há 25 dias, o Mtur se orgulha muito de visitar primeiro Alagoas. “Sem as obras de infraestrutura não se pode fazer turismo, precisamos de pessoas capacitadas, hotéis, e outros subsídios”, garante. Ainda segundo Novais, o MTur disponibilizará mais verba para o estado, fortalecendo o destino Alagoas no Nordeste e no Brasil.

De acordo com o Governador de Alagoas em exercício, Thomaz Nonô, a Barra de São Miguel é uma cidade que merece atenção, pois tem problemas como todos os lugares em grande ou pequeno porte, mas apresenta grande potencial turístico. “O turismo é a nossa vertente maior, mas só pode acontecer com abastecimento, saneamento e infraestrutura, o primeiro passo a ser dado pelo Mtur é nos ajudar no término da duplicação da AL 101 Sul que só teve 5 milhões liberados dos recursos previstos”, explica Nonô.

Segundo informações da Prefeitura Municipal da Barra de São Miguel, foi elaborado um estudo com o SEBRAE para identificar os problemas que impediam o desenvolvimento local e apresentavam um o baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A falta de saneamento foi um deles. A precariedade detectada, depois de modificada, apresentaria um quadro distinto. Com saneamento básico, o turismo profissionalizado, oferece oportunidades de trabalho que gerará aumento na renda, crescimento do consumo, criação de novos negócios e mais investimentos para a comunidade.

Para Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, também presente na solenidade de inauguração, as obras só vêm para fortalecer os produtos turísticos da região. “Em Alagoas, o município da Barra de São Miguel é sempre um dos mais procurados pelos turistas por suas belezas naturais e infraestrutura, agora, com a melhoria no saneamento e abastecimento o município vai consolidar seus serviços e garantir qualidade, assim crescer cada vez mais”, garante.

Obra

A ampliação do sistema de abastecimento de água tem como objetivo principal acabar com os problemas de falta de abastecimento, além de dotar a cidade capaz de fornecer água aos empreendimentos turísticos, assim desenvolvendo o turismo local. Foram realizadas na ampliação: Construção de uma nova captação no Rio Niquin, construção de uma adutora de água bruta, construção da nova estação de tratamento, mais moderna e com capacidade para 120 litros por segundo, construção de dois novos reservatórios com capacidade de cerca de 4.700.000 litros e implantação de uma adutora de água tratada, com extensão de cerca de 1000 metros.

Já o sistema de esgotamento sanitário consiste em livrar das ruas, rios e córregos, os despejos provenientes das casas da cidade. Na primeira etapa já foram construídas: 5.886 metros de rede coletora de esgotos, cerca de 540 casas receberam ligações domiciliares, duas estações elevatórias, emissários interligando as estações elevatórias, um módulo completo da estação de tratamento dos esgotos, uma travessia em estrutura metálica e duas passagens, construídas pelo método não destrutível, sob a rodovia AL 101 Sul.

Além das obras da Barra de São Miguel, o ministro do turismo, Pedro Novais, visitou outras obras em Alagoas que receberam recursos Federais, através do Ministério do Turismo, como: obras de infraestrutura na orla da Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, que contam com repasse de R$ 3,6 milhões do MTur, além da visita aos bairros de Cruz das Almas e Jacarecica, que recebeu R$ 21,6 milhões para o projeto de urbanização.

Fonte: Ascom/Setur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos