Diretores do Baldomero são afastados após mortes

Polícia Penal de AlagoasJuvêncio foi um dos presos encontrado morto no presídio Baldomero

Juvêncio foi um dos presos encontrado morto no presídio Baldomero

Três diretores responsáveis pelo comando do presídio Baldomero Cavalcanti foram afastados dos cargos na manhã desta segunda-feira, dia 31, após a morte de dois detentos registrada neste domingo na unidade prisional. Durante 30 dias, o presídio deverá passar por uma intervenção para implementação de novo modelo de gestão.

Para o intendente-geral do Sistema Prisional, tenente-coronel Calos Luna, houve falha na segurança do presídio, o que acarretou na morte dos presos José Juvêncio dos Santos Neto, 31 anos, e José Domingos dos Santos, 41, na enfermaria do presídio.

Um terceiro detento – que não teve o nome revelado – teria sido a testemunha do crime, mas se negou a repassar informações aos agentes e diretores da Igesp. No momento do crime, apenas três presos estariam alojados na enfermaria.

As mortes dos dois reeducandos estão sendo investigadas pelos delegados Paulo Cerqueira e Ana Luíza Nogueira, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic). De acordo com o promotor da Vara de Execuções Penais, Cyro Blatter, pelo menos cinco servidores que estavam de plantão no presídio no momento das mortes já prestaram depoimento. Ao todo, 20 agentes estariam na escala de plantão.

Na manhã de hoje, o intendente penitenciário afastou dos cargos o gerente geral do presídio, Diego Dardenos, o gerente de disciplina, Wallace Jesus Ramalho, e o gerente administrativo, Alex Sandro Silva Santos. O intendente evitou falar em conivência de agentes públicos, mas afirmou que houve falha na segurança da unidade prisional. “Quando há mortes nos presídios, há falha na segurança. Afastamos os diretores por preservação, para que durante as investigações eles possam prestar esclarecimento”, explicou.

Ainda de acordo com o Luna, o fato de não haver uma técnica de enfermagem e agentes penitenciários em postos específicos de trabalho causou estranheza. “Existe um posto onde deveria ter um agente penitenciário no corredor e um alojamento para a técnica de enfermagem. Nenhum dos dois estava no local”, destacou.

Com a saída dos três gerentes, quem assume a direção do presídio é o atual diretor do DUP (Direção de Unidades Prisionais), Glauber Melo. Segundo o intendente, Glauber tem 30 dias para implantar um novo sistema de gestão no presídio, mas não informou que tipo de medidas serão adotadas.

Mortos

Os corpos dos reeducandos foram encontrados na manhã de ontem. Um dos presos estava enforcado com uma corda e o outro no chão do espaço em meio a uma grande quantidade de sangue.

Segundo informações da Igesp, Juvêncio estava preso no Baldomero desde o dia 20 de janeiro deste ano. Já Domingos foi admitido na unidade em novembro de 2010. Os dois estavam internados na enfermaria do presídio.

José Domingos respondia pelos dois crimes de homicídio e Juvêncio por porte ilegal de arma de fogo.

Ainda segundo o intendente, um dos detentos estava na enfermaria desde a última quinta-feira com hipertensão.

Feridos

O final de semana foi violento no presídio Baldomero Cavalcanti. Dois presos ficaram bastante feridos após serem atacados por companheiro de cela, no módulo 4 da unidade, e levados para o Hospital Geral do Estado.

Os presos foram identificados como Wenis Martiniano Ramos e Fernando da Silva Santos. Wenis levou um corte profundo na cabeça, foi medicado e liberado pelo hospital. Já Fernando, teve várias perfurações de facas improvisadas nos braços, costas e abdômen – além de uma possível fratura em um dos braços – teve que passar por cirurgia. Segundo médicos do HGE, apesar da gravidade dos ferimentos ele não corre risco de vida

De acordo com a assessoria da Igesp, quatro presos teriam sido identificados como participantes das agressões. Eles foram levados para a Central de Polícia para registro da ocorrência.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos