Alagoas notificou 369 casos de dengue apenas em janeiro

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fez um novo alerta à população sobre o aumento no número dos casos de dengue registrados em Alagoas. Em janeiro deste ano, já foram notificados 369 casos de dengue, enquanto no mesmo período do ano passado, ocorreram 247 notificações. A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, lembrou que o Estado em parceria com os municípios vem intensificando ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, mas continua sendo fundamental a participação da população neste processo.

“Precisamos também contar com o apoio da população que precisa evitar acúmulo de água em depósitos; manter a área externa da residência limpa; não deixar garrafas pets abertas; evitar plantas em vasos com água; manter os cuidados com água parada e caixa d’água descoberta diariamente”, ressaltou a superintendente.

Segundo Sandra Canuto, as pessoas que apresentarem sintomas como febre alta repentina, forte dor de cabeça e dor atrás dos olhos devem procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima. Sandra ainda confirma um óbito causado por dengue. Outros dois estão sob investigação. Do total de óbitos, dois são do interior e um de Maceió. Ela ainda afirmou que o óbito foi confirmado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/AL) e os outros dois estão sob investigação por meio da realização de exames.

O relatório de investigação consta da segunda semana epidemiológica, que vai de 21 de janeiro a 01 de fevereiro deste ano, elaborado pelo CIEVS. Além disso, ela informou que o Comitê Estadual de Combate à Dengue também está mobilizado. Durante a primeira reunião de 2011, os integrantes se comprometeram a traçar estratégias para combater a doença em Alagoas. Na oportunidade foi elaborado um plano de contingenciamento, com diretrizes da vigilância epidemiológica para cuidar do controle vetorial e programar ações de comunicação.

“O risco alto em Alagoas é resultado de uma série de fatores, como a questão do abastecimento de água, que leva as pessoas a armazenarem em casa e, que serve como habitat para as larvas do mosquito, que prefere água limpa e parada. Por isso, são necessárias ações preventivas e conjuntas com os municípios”, disse Sandra Canuto.

Ao todo, 16 estados estão com risco alto de surto de dengue, entre eles, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Sergipe, Tocantins, além de Alagoas.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos