Oncologista alerta que 30% dos casos de câncer são evitáveis

SesauJoão Aderbal, oncologista da Sesau

João Aderbal, oncologista da Sesau

Na sexta-feira (4), é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. E a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem uma boa notícia: 30% dos casos da doença podem ser evitados. Mas, para isso, o gerente do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer, oncologista João Aderbal Raposo, revela que é necessário adotar bons hábitos de saúde.

São hábitos, que segundo ele, devem ser adotados por meio de uma alimentação saudável e a prática constante de exercícios físicos. Isso porque, caso a população não fique em alerta para mudar o comportamento cotidiano. Embora o cenário pareça animador, diz ele, a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que o câncer deve matar cerca de oito milhões de pessoas por ano no mundo.

“Há fatores genéticos, hereditários, que podem contribuir para o desencadeamento do câncer. No entanto, a alimentação incorreta, o uso frequente de álcool e fumo e o sedentarismo, podem contribuir para a proliferação das células cancerígenas no organismo”, reitera o oncologista da Sesau.

João Aderbal salienta que além de abolir o tabaco e o álcool, é necessário “evitar a obesidade, consumir frutas e hortaliças e praticar atividades físicas”. Também é necessário evitar o contato direto com substâncias tóxicas, a contaminação pelo vírus papiloma humano e a exposição excessiva à radiação.

Com isso, ainda de acordo com o gerente do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer, é possível evitar o desencadeamento da doença no pulmão, estômago, fígado, colo do útero e mama. “Estas são as modalidades mais freqüentes e também as que mais matam. Daí porque a necessidade de ficar sempre alerta, não fumando, alimentando-se bem, não fazendo ingestão de bebidas alcoólicas e visitando frequentemente o ginecologista e o mastologista”, recomenda.

Exames preventivos – Mas o especialista alerta para a necessidade de serem realizados exames preventivos que podem detectar o problema precocemente. Ação que contribui decisivamente para que o paciente alcance a cura, uma vez que, se o tratamento for realizado no início da doença, a probabilidade de cura aumenta vertiginosamente.

“Ainda de acordo com a OMS, estima-se que até 2030 o câncer deve provocar a morte de 12 milhões de pessoas por ano. Como se trata de um prognóstico, é possível evitar a doença, adotando medidas preventivas imprescindíveis, que devem ser cultivadas no cotidiano, além de procurar o médico regularmente”, orienta João Aderbal.

No estado, os pacientes com o diagnóstico de câncer são encaminhados à rede de Oncologia do Sistema Único de Saúde (SUS), que composta pelos os hospitais Afra Barbosa (Arapiraca), Hospital Universitário (HU), Santa Casa de Misericórdia e hospital do Açúcar que é referência em oncologia pediátrica.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos