Hemoal faz cadastro de doadores de medula óssea no sábado

Assessoria SesauCadastro será realizado em mais uma etapa do projeto Verão Mais Saudável

Cadastro será realizado em mais uma etapa do projeto Verão Mais Saudável

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) voltará a cadastrar doadores de medula óssea neste sábado (05), em uma etapa do Projeto Verão Mais Saudável, na praia de Pajuçara. Com a ação, a direção do órgão espera aumentar o número de inscritos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que atualmente corresponde a 12.526. A captação amplia as chances de encontrar doadores compatíveis com pacientes. Isso porque, apenas um a cada a cada 100 mil alagoanos têm a medula óssea compatível com um portador de Leucemia, por exemplo, segundo estimativas do Redome."É um trabalho formiguinha de muita importância e grande resultado" elogiou, o secretário da Saúde, Alexandre Toledo.

Para realizar o cadastro de doador de medula óssea, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, são coletados apenas 5 ml de sangue para fazer o exame do código genético. O resultado é remetido para o Redome, no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, mas a doação só acontece caso seja encontrado algum paciente compatível no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).

“É importante destacar que, para se candidatar à doação de medula óssea, o candidato deve ter boa saúde, no mínimo 18 anos de idade, além de portar o CPF e a Identidade. Antes do procedimento, ele preenche um formulário e, posteriormente é coletado o sangue para descobrir o código genético”, esclarece a diretora do Hemoal, ao relembrar que o órgão é referência em Alagoas no tratamento de pacientes com doenças hematológicas e o único habilitado pelo Ministério da Saúde para fazer o cadastro de doadores.

Transplante – O procedimento consiste em uma pequena intervenção cirúrgica nos ossos da bacia – realizado em aproximadamente 90 minutos – onde é aspirada a medula óssea. Paralelamente, o receptor se submete a um tratamento que destrói a própria medula para receber a coletada do voluntário, como se fosse uma transfusão de sangue.

Essa nova medula óssea é rica em células chamadas progenitoras que após mergulharem na corrente sanguínea circularão e irão se alojar na medula óssea, onde se desenvolverão. Para obter mais informações, os voluntários podem se dirigir ao Hemoal, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Aos sábados, o cadastro pode ser realizado das 8h ao meio dia e informações podem ser obtidas por meio do telefone 3315-2109 e pelo e-mail hemoal@saude.al.gov.br .

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos