Rio Largo terá duas fazendas para dependentes químicos

Ascom Rio LargoAscom Rio Largo

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Largo/AL, o deputado federal Givaldo Carimbão e o governo do Estado por meio da Secretaria Especial de Promoção da Paz (Sepaz) possibilitará a criação de duas fazendas destinadas a acolher dependentes químicos. O lançamento oficial do projeto aconteceu na noite de ontem (08), na quadra municipal de esporte, em Rio Largo com a presença do secretário da Sepaz Jardel Aderico, do deputado Givaldo Carimbão e do prefeito de Rio Largo Toninho Lins.

As áreas para a implantação das unidades para recuperação de dependentes químicos foram doadas pela Prefeitura. Elas estão localizadas nos bairros Antonio Lins de Souza (antigo Tabuleiro do Pinto) e na Destilaria. Segundo Carimbão, a princípio serão destinadas 100 vagas, principalmente para jovens. “A idéia é aumentar a capacidade, pois a demanda no município é enorme”, acrescenta. Todos os dependentes serão acompanhados por equipes interdisciplinares formadas por psicólogos, assistentes sociais, profissionais da saúde, entre outros voluntários.

De acordo com Toninho Lins essa é uma das parcerias mais importantes já firmadas em sua administração. “Não se combate a violência apenas com cadeia. É preciso implantar uma Cultura de Paz nas escolas e nas comunidades por meio de ações e investimentos na Educação e no bem-estar social”, afirma. Para isso serão realizadas ações pacificadoras nas escolas e associações de bairros, a exemplo dos festivais de Música e Teatro pela Paz. Sendo estas as duas primeiras ações efetivas a serem executadas no município.

Após a consolidação das fazendas – que servirão como unidades de recuperação de dependentes químicos – o prefeito Toninho Lins e o deputado Carimbão anunciarão a criação da primeira Secretaria Municipal da Paz, sendo o município o pioneiro na iniciativa. “Rio Largo será modelo para todo o Estado”, diz o deputado. O projeto foi lançado e discutido na noite de ontem com gestores e a população. Entre os convidados, o professor e palestrante, Roberto Araújo; o presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares de Alagoas, Edmilson de Souza; o prefeito de Roteiro Fábio Jatobá e o comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Hermelindo João.

O encontro contou ainda com representantes dos conselhos municipais da Saúde e Tutelar, Fórum da ONGs, Comunidade Católica Nova Gericó, projeto SARÁ, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência de assistência Social (Cras), secretarias municipais, religiosos, lideranças comunitárias, sociedade civil organizada, servidores da Sepaz, vereadores e secretários municipais.

Fonte: Ascom Rio Largo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos