Comunidades irão receber Centros de Inclusão Digital

Itec
Itec

O Governo de Alagoas terminou a fase de seleção do projeto de inclusão digital, DigitAlagoas. Foram aprovados 38 telecentros – 21 em Maceió e 17 no interior, dos quais 90% atendem ao meio Rural. As entidades estão finalizando os ajustes, enquanto o Instituto de Tecnologia do Estado (Itec) articula a entrega dos equipamentos.

A meta inicial do projeto é de 50 telecentros, mas nem todos os inscritos atenderam as exigências necessárias para a implantação. Ainda neste mês de fevereiro, o Itec pretende reabrir as inscrições para mais 12 telecentros. O edital será publicado pelo site ‘www.digitalagoas.al.gov.br’, onde serão feitas as inscrições.

Dos 38 aprovados, 2 unidades estão em fase final de montagem. A comunidade Virgem dos Pobres e a Colônia dos Pescadores são as primeiras beneficiadas pelo projeto. As demais estão aguardando os equipamentos e a conectividade – antenas Gesac disponibilizadas pelo Ministério das Comunicações.

“As antenas serão priorizadas para os locais onde não há outra forma de conectividade disponível, como a Zona Rural, e para entidades que não tiverem como custeá-la. Algumas resolveram, por conta própria, arcar com o serviço”, informa o gerente de projetos, Robson Paffer.

O trabalho de seleção foi feito a partir de análise de documentos e vistoria nos locais onde serão instalados os telecentros. “Durante as vistorias e assinatura dos convênios estivemos em contato direto com os responsáveis pelos telecentros, alguns que trabalharam bastante para se adequarem às exigências e levarem essa oportunidade para suas comunidades. É um projeto que inicia mudando a realidade de muita gente”, expõe o superintendente do Itec, Nelson Menezes.

Comunidade pela inclusão
Exemplo de comunidade que tomou as rédeas pela Inclusão digital é a dos agricultores que fazem parte da Associação dos Moradores de Igaci e Microrregiões do Estado de Alagoas (Amigreal), localizada no Centro Irmã Doroti no sítio Nova América.

“Adequamos o espaço em mutirão. As comunidades formaram brigadas para construção e se mobilizaram para conseguir os recursos. Fizemos desde a construção até a parte elétrica neste sistema, que foi liderado pelo agricultor seu João Geronimo, morador da lagoa do Fim do Mundo em Cacimbinhas. Quando o Itec pediu um prazo, pensamos se conseguiríamos, mas trabalhamos para isso”, conta o coordenador estadual da Amigreal, Adriano Ferreira.

A Amigreal foi uma das selecionadas e vai trabalhar a inclusão digital voltada para os agricultores e seus filhos, de modo a fazer uma integração com as práticas agroecológicas para fortalecer a produção através da informação. “A comunidade é ribeirinha, decendentes de quilombolas, pessoas que nunca viram computadores. O telecentro vai engrandecer esses agricultores”, completa Adriano.

Fonte: Itec

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos