Estados nordestinos se reúnem em AL para discutir aftosa

O governador Teotonio Vilela Filho participa, na próxima quinta-feira (17), de reunião com os secretários de agricultura e dirigentes dos órgãos de defesa agropecuária dos estados nordestinos em situação de risco médio para febre aftosa.

Sugerido pelo governador durante anúncio do resultado da última campanha de vacinação antiaftosa, o encontro acontece às 9h, no Radisson Hotel, em Maceió. “É um empenho conjunto para dar rapidez às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para que de fato haja uma integração na solução dos problemas”, diz Manoel Tenório, diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Francisco Jardim, apresentará, na reunião, as recomendações do ministério para os estados participantes cumprirem até julho deste ano. Além de Alagoas, farão parte do encontro Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Os estados pleiteiam a mudança de status sanitário para zona livre de febre aftosa com vacinação. Classificação que contribui, especialmente, para a expansão do comércio de animais e derivados.

Desde o ano passado, há um entendimento do Ministério da Agricultura que essa mudança deve ser feita em bloco. Segundo o Mapa, todos os estados nordestinos ainda na zona de risco médio devem evoluir conjuntamente. “Como há a expectativa de evolução conjunta, esse encontro é um bom momento para troca de informações. Para os estados se ajudarem em suas deficiências”, avalia Manoel Tenório.

De acordo com o diretor da Adeal, em Alagoas, a consolidação da base de dados dos produtores é um item que precisa ser aprimorado. “Os produtores estão muito conscientes e têm feito seu papel nas campanhas de vacinação, mas é preciso ir mais além. É fundamental que eles mantenham atualizadas as informações do cadastro, com os dados das propriedades e, principalmente, da movimentação dos animais”, destaca Manoel.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos