SMTT dá início à campanha ‘Ridículo é beber e dirigir’

Começa nessa terça (22), a blitz educativa “Ridículo é beber e dirigir”, campanha organizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) destinada a conscientizar os motoristas da importância de não dirigir sob efeito de bebida alcoólica. A operação começa em frente à Casa das Carnes, na avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, a partir das 9h da manhã.

Postadas nos semáforos, equipes da Diretoria de Educação de Trânsito estarão distribuindo leques e sacolinhas para lixo com a logomarca da campanha. Ao longo das principais avenidas e pontos de cruzamento da capital, cavaletes e relógios digitais também serão utilizados como ferramentas visuais de orientação aos condutores de veículo.

“Quem dirige não pode beber. Essa é uma recomendação que vale para todos e a qualquer hora. Mas durante épocas festivas, a quebra dessa regra é maior. Por isso, estamos intensificando este lembrete aos motoristas”, informa Caroline Machado, diretora de educação de trânsito da SMTT.

“Há dois dias, um motorista embriagado atropelou e feriu 18 pessoas durante o desfile de um bloco carnavalesco no Jaraguá. Não queremos que isso venha a se repetir”, comenta a diretora, que faz questão de lembrar que no ano passado não houve nenhuma morte no trânsito em Maceió durante o período carnavalesco que se seguiu à campanha.

Em 2010, a campanha da SMTT foi contundente. Carros acidentados foram colocados nas principais esquinas da cidade com atores simulando vítimas mortas e feridas. “Foi uma forma de alertar as pessoas para o que pode acontecer com quem dirigi embriagado”, recordou Caroline Machado, que disse ter suavizado a campanha deste ano esperando que o público já tenha assimilado a lição mostrada por meio de performances teatrais no ano anterior.

Além da avenida Fernandes Lima, principal corredor de tráfego de Maceió, a blitz educativa, que se estenderá até o dia 3 de março, vai abranger as praias de Pajuçara e Ponta Verde; as saídas Norte (Jacarecica) e Sul (DETRAN) , além dos cruzamentos do Hiper Gruta.

Para José Pinto de Luna, superintendente do órgão, as blitz educativas são formas de atingir diretamente a consciência do motorista, chamando-o à responsabilidade no que concerne a preservação de sua vida e da vida de terceiros.

“Antes de punir é preciso educar. E isto estamos fazendo com muito empenho. Bebida e volante são incompatíveis. Faço um apelo aos motoristas para que respeitem essa regra fundamental para que possamos ter um carnaval festivo, sem mortos ou feridos a lamentar”, observa Luna.

Fonte: Ascom SMTT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos