PF prende 5 por suspeita de venda ilegal de anfetaminas

Cinco pessoas foram presas nesta terça-feira (22) por suspeita de venda ilegal de anfetaminas em Minas Gerais e no Espírito Santo. Duas pessoas estão foragidas. As informações são da Polícia Federal (PF) de Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, em Minas. De acordo com a PF, as drogas, geralmente usadas para emagrecer, eram vendidas nos Estados Unidos. A PF tinha o objetivo cumprir sete mandados de prisão nas cidades mineiras de Resplendor, Conselheiro Pena e Cuparaque; e nos municípios capixabas Nova Venécia, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Barra de São Francisco e Baixo Guandu.

Antes da operação desta terça-feira (22), outras três pessoas haviam sido presas. A polícia apreendeu 43 quilos de medicamentos escondidos em papel carbono, balas e bombons – de outubro de 2010 a fevereiro de 2011. Os medicamentos apreendidos foram analisados por peritos, que teriam constatado que algumas das pílulas continham concentração até dez vezes maior que a legalmente permitida no Brasil.

Policiais acompanhados por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de agentes de saúde de Minas e do Espírito Santo cumpriram 15 mandados de busca e apreensão em farmácias, nesta terça-feira (22), nos dois estados.

Com os suspeitos, a polícia teria encontrado medicamentos e receitas médicas falsificadas, além de anfetaminas em situação irregular. Donos de farmácias de manipulação estão entre as cinco pessoas nesta terça-feira (22). Eles estão detidos e são ouvidos pelo delegado Bruno Zampier na Delegacia de Polícia Federal, em Governador Valadares, nesta terça-feira (22).

De acordo com informações da PF, na casa de um dos homens, foi encontrada munição de pistola. Ele foi preso em flagrante. Outro suspeito também foi preso em flagrante por porte de medicamento falso, que teria sido encontrado na casa e na farmácia gerenciada pelo homem, segundo a polícia.

Segundo a assessoria da PF, após troca de informações com o Drug Enforcement Administration (DEA), a agência de drogas americana, desde outubro de 2010, a polícia brasileira descobriu um esquema de venda ilegal de medicamentos como femproporex, anfepramona e fluoxetina.

As oito pessoas que foram presas foram indiciadas por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico e podem pegar de cinco a 15 anos de prisão, se forem condenadas. Os suspeitos estão detidos no Presídio de Governador Valadares.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos