Carnaval: Hemoal apela a doadores por sangue

HemoalHemoal

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encerra nesta sexta-feira (25), às 18 horas, a Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval, mas o estoque ainda é insuficiente. Para que não falte sangue durante o feriadão, a direção do órgão faz um apelo aos alagoanos, já que até às 12 horas desta quinta-feira (24), o estoque de sangue era de apenas 137 bolsas, quando seriam necessárias no mínimo 300 para atender a demanda normal.

O mais preocupante é que, mesmo sendo imprescindível para salvar a vida das vítimas de acidentes de trânsito e da violência ocasionada por armas branca e de fogo, o sangue não é fabricado artificialmente e não se compra em farmácias. Desse modo, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, apela para que os alagoanos se sensibilizem, pois os próprios foliões podem vir a necessitar de transfusões.

"Além das cirurgias eletivas e dos pacientes hematológicos que necessitam de transfusões, a exemplo dos portadores de anemia falciforme, temos também as vítimas de acidentes e de violência”, alertou Verônica. Exemplo que aconteceu durante o desfile do bloco “A Mulher da Capa Preta”, onde 18 pessoas ficaram feridas, e foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), para receberem transfusões.

A diretora do Hemoal apela que, antes de caírem na folia, os alagoanos compareçam à instituição, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, para que possam se candidatar a doação. “Não queremos criar pânico e amedrontar as pessoas, mas durante o Carnaval todos podem necessitar de sangue, pois estão suscetíveis aos acidentes e à violência”, explicou.

Ainda segundo ela, o Hemoal é uma instituição preventiva que precisa criar um estoque estratégico com antecedência, pois o sangue doado ainda será examinado e processado para que possa ser enviado aos hospitais e maternidades.

Bloco Hemovida – Verônica Guedes chamou a atenção para o fato de que todos aqueles que doarem sangue durante a campanha, irão receber uma camisa para participarem do bloco Hemovida. Ele irá desfilar às 20 horas desta sexta-feira (25) durante as prévias carnavalescas de Maceió, no bairro Jaraguá.

O bloco foi criado pelo Departamento de Captação de Doadores do Hemoal para levar às ruas a mensagem da importância que a doação de sangue. Ele é formado por servidores do órgão, pacientes hematológicos e doadores voluntários.

Fonte: Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos