Operação antimáfia prende 35 suspeitos

Trinta e cinco pessoas acusadas de pertencer à poderosa máfia calabresa ‘Ndrangheta foram detidas nesta terça-feira (8) em uma operação policial na Itália e Alemanha, informaram fontes da polícia italiana.

A rede, que possui ramificações no Canadá e na Austrália, foi duramente afetada, segundo um porta-voz da polícia italiana.

"Chegamos à estrutura central da ‘Ndrangheta", afirmou Carlo Pieroni, coronel do corpo de carabineiros da Calábria, no sul da Itália.

"A ‘Ndrangheta vai ter que se reorgnizar", estimou.

Os detidos foram acusados de extorsão, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Segundo Pieroni, as pessoas capturadas na Alemanha, junto com aquelas que receberam ordens de prisão no Canadá e Austrália, deverão responder por lavagem de dinheiro sujo proveniente de atividades ilegais.

Entre os acusados na Austrália figura o ex-prefeito da pequena cidade de Stirling, Tony Vallelonga.

De origem italiana, o ex-prefeito imigrou há 30 anos para este país, e governo Sterling entre 1996 e 2005, segundo fontes da imprensa local.

Uma das pessoas detidas na Itália permaneceu escondida dentro de um bunker por horas, saindo depois de negociar com a polícia.

"Cercamos sua casa e o convencemos de que deveria se render para evitar o pior", contou o oficial.

Na Alemanha, a polícia anunciou a prisão de seis pessoas, entre elas um italiano de 45 anos em Frankfurt.

A ‘Ndrangheta é considerada uma das mais poderosas e violentas máfias da Itália, cujo volume de negócios anual chega a 44 bilhões de euros.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos