Marechal Deodoro e Piranhas terão projeto de Destinos Turísticos

Os municípios de Marechal Deodoro e Piranhas implantarão, durante a próxima semana, o Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos elaborado pelo Ministério do Turismo e o Instituto Marca Brasil. O Projeto tem como tema “Competitividade do Destino: Posicionamento e Formação do Grupo Gestor” e é baseado na metodologia do Estudo de Competitividade do Mtur realizado no ano passado pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A ação será realizada nos dias 15, 16 e 17 de março, sendo nos dias 15 e 16 em Marechal Deodoro no Centro Cultural Santa Maria Madalena do Sul, e 16 e 17 em Piranhas no Centro Histórico.

Os municípios foram escolhidos pela Setur com base nos índices dos 14 critérios estabelecidos pelo MTur no Estudo de Competitividade, como: infraestrutura, acesso, serviços turísticos, atrativos, economia local, aspectos sociais, ambientais etc. Os escolhidos, apresentaram indicadores satisfatórios e até acima da média nacional. Piranhas ficou com a maior quantidade de atrativos turísticos do estado e Marechal Deodoro com a melhor economia local.

O projeto tem o objetivo de capacitar os atores locais para a gestão e planejamento do turismo, ampliando os conhecimentos sobre planejamento estratégico e fortalecendo a Governança e a interrelação destes destinos com a região, apoiando o crescimento e execução de planos de ações que levem ao desenvolvimento do setor de turismo no Brasil, priorizando políticas que foquem a competitividade no mercado.

O diretor de produtos da Setur, Renato Lobo, destaca a importância dessa ação, que registra como um marco. “Esse Projeto faz parte do Programa de Regionalização do Turismo do Mtur e traz para os municípios selecionados a possibilidade de desenvolvimento turístico local, ampliação da qualidade e diversificação dos serviços, além de poder torná-los destinos com bons índices de competitividade e atrair um número maior de turistas”, explica.

Ainda para Renato, a participação do trade local, entidades e associações no Projeto contribuirá para a formação de um grupo gestor e de ação, que fomentará a relação de desenvolvimento do segmento. “Aproveito a oportunidade para convidar a todos os responsáveis pelo turismo nessa região a se fazer presente”, convida.

Fonte: Setur – AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos