Mobilização marca dia mundial dos rins nesta quarta

Ascom SesauCarlos Alexandre Oliveira, coordenador da Central de Transplantes

Carlos Alexandre Oliveira, coordenador da Central de Transplantes

Prevenção. Idosos, hipertensos, diabéticos e obesos devem tomar cuidados redobrados para prevenir o surgimento de doenças renais. O alerta é da Câmara Técnica de Nefrologia de Alagoas, que nesta quarta-feira (16), a partir das 8h, vai promover uma mobilização no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, em comemoração ao Dia Mundial dos Rins (11 de março).

Com o tema “Cuide bem do seu coração, cuidando bem dos seus rins”, a ação tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com os rins para evitar a ocorrência de doenças renais e cardíacas. Na ocasião, a população terá acesso à aferição de pressão arterial, teste de diabetes, encaminhamentos para exames de dosagem da creatinina e sumário de urina, cadastro de doador de medula óssea e orientações educativas.

De acordo com Carlos Alexandre Oliveira, coordenador da Central de Transplantes e vice-presidente da Câmara Técnica de Nefrologia de Alagoas, as doenças renais são silenciosas e estão relacionadas com outras patologias, por isso muitas pessoas desconhecem que tenham a enfermidade.

“As pessoas que fazem parte do grupo de risco devem realizar, uma vez ao ano, exames de sangue para verificação da dosagem de creatinina e um sumário de urina. Essa rotina aliada a uma alimentação saudável, prática de atividade física e controle de peso contribuem para prevenir ou diagnosticar precocemente as doenças renais”, explicou.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal já atinge 11% da população mundial e é uma das principais causas de problemas cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto do miocárdio. No Brasil, na maioria das vezes, o diagnóstico é tardio, ocasionando a necessidade de diálise ou transplante de rim.

“Em Alagoas já evoluímos bastante em relação aos transplantes de rins e hoje contamos com três unidades que realizam o procedimento, que são a Santa Casa de Misericórdia e os hospitais do Açúcar e o Chama, em Arapiraca. Esse ano foram realizados dois transplantes; no ano passado somaram 21 e em 2009 contabilizamos 19”, informou Carlos Alexandre Oliveira.

As atividades no Comércio vão contar com o apoio das secretarias Estadual e Municipal de Saúde; Central de Transplantes de Alagoas; Hemocentro de Alagoas (Hemoal); conselhos de Saúde Estadual e Municipal, centros de diálise dos hospitais do Açúcar, Santa Casa e Sanatório; Centro de Nefrologia de Maceió (Cenefrom); Vigilância Sanitária Municipal; Liga de Nefrologia da Uncisal; Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos