Rosinha precisou ser carregada para se pronunciar na Câmara

A deputada Rosinha da Adefal (PTdoB/AL) participou, na última segunda (14), da Sessão Solene, na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. A sessão foi promovida pela Deputada Erika Kokay (PT/DF).

Rosinha, que precisou ser carregada para se pronunciar da Mesa, criticou a falta de acessibilidade no Plenário.

No discurso que a deputada Rosinha proferiu, ela criticou a interdição de direitos civis de pessoas com a síndrome. Ela afirmou que a Polícia Federal se recusa a entregar passaportes às pessoas com Síndrome de Down, mesmo sendo maiores de 18 anos que estudam, trabalham e tem renda.

Além disso, segundo a deputada, a Justiça não tem permitido que essas pessoas sejam partes em demandas judiciais de seu interesse. “O que nos preocupa é que as pessoas com deficiência intelectual sejam obrigadas a se submeter a uma supressão de autonomia e de cidadania, mesmo sendo plenamente capazes para os atos da vida civil”, afirmou.

De acordo com a parlamentar, que é cadeirante, nenhuma discussão sobre deficiência pode acontecer sem os maiores interessados estarem presentes.

Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), a polícia e a Justiça precisam reconhecer que há pessoas com síndrome em plenas condições cívicas.

Além da deputada Rosinha da Adefal, compuseram a Mesa na Sessão Solene: deputada Federal Erika Kokay; Lourdes Lima – Presidenta da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; Deputado Eduardo Barbosa – Presidente da Federação das APAES; Deputada Mara Gabrilli – ex-secretária da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Deputado Romário – Pai de uma criança com Síndrome de Down, Senador Lindberg Farias – Pai de uma criança com Síndrome de Down, Senador Rollemberg; Professora Luciana Vitor – Associação Cultural Namastê;
Humberto Lippo – Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência SNPD/SDH; Deputado Geraldo Rezende – Presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência; Paula Werneck – Personagem de todas as campanhas da Síndrome de Down – Representante social do Instituto Meta Social;
Liane Colares – Escritora com síndrome de down; Rodrigo Marinho – Funcionário com Síndrome de Down da Câmara dos Deputados há 8 anos.

Fonte: Ascom Rosinha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos