Força-Tarefa contra dengue chega a Marechal Deodoro

AssessoriaAssessoria

Após intervenção técnica no município de Belém, o governo do Estado e a prefeitura de Marechal Deodoro, iniciaram nesta quarta-feira (23) um trabalho para intensificar ações de combate à dengue. A força-tarefa contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e de agentes comunitários de Saúde e de endemias e prossegue até sexta-feira (25).

Durante a mobilização, foram realizadas ações de campo para orientar a população sobre os cuidados para evitar o mosquito da dengue, coleta de exame, feito pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen), e palestras educativas nas escolas para alertar os alunos.

As ações foram mais intensificadas nos bairros da Poeira e Barro Vermelho, considerados os locais com maiores focos do mosquito. Nesses bairros, os agentes de saúde visitaram as residências e explicaram aos moradores sobre a importância de armazenar o lixo adequadamente e colocar na porta para ser recolhido pela prefeitura. Conhecida nacionalmente pelo grande acervo histórico, cultural e vocação turística, Marechal Deodoro, serviu de palco há pouco tempo para a gravação do filme "O Bem Amado" de Guel Arraes.

“A mobilização faz parte da estratégia desenvolvida pelo município em parceria com Estado para diminuir os casos de dengue em Marechal Deodoro, que é considerado um município epidêmico. De janeiro a março foram notificados 268 casos suspeitos de dengue, sendo 88 confirmados”, informou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, acrescentando que a taxa de incidência do município é equivalente a 578, quando o máximo permitido não deveria ultrapassar 300.

O secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Sinval Clemente, destacou a importância da parceria entre o município e o Estado para o desenvolvimento das ações, que já vêm sendo realizadas pelo município desde o início do ano. “O trabalho integrado com o governo do Estado reforça ainda mais as atividades realizadas pelos técnicos municipais e os agentes de saúde junto à população”.

Umas das residências visitadas foram a de Edson Barbosa e de José Vanderson, moradores do bairro da Poeira. Os agentes de saúde explicaram sobre os cuidados para evitar reservatório de proliferação do mosquito da dengue e também sobre os principais sintomas da doença.

“Esta é uma iniciativa muito importante, porque a dengue é uma doença grave e que pode levar à morte. Tenho filhos e netos e me preocupo muito com isso”, disse o morador Edson Barbosa.

Na escola estadual Dona Rosa da Fonseca, Magda Lucena, enfermeira e integrante do Núcleo municipal de Promoção da Saúde, orientou os alunos em relação ao combate à dengue e chamou à atenção sobre a mobilização. Na ocasião, foi exibido um vídeo do Ministério da Saúde sobre a dengue.

Os municípios que estão em situação epidêmica são: Belém, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e Colônia de Leopoldina. E os que apresentam risco muito alto de vivenciarem uma epidemia de dengue são: Jaramataia, Messias, Penedo, Igaci, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Maceió, Taquarana, Teotônio Vilela, Inhapi, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Delmiro Gouveia, Satuba, Coité do Nóia, Estrela, Arapiraca, Craíbas, Girau do Ponciano e Maribondo.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos