Coruripe recebe capacitação para combater violência

IlustraçãoViolência contra a mulher

Violência contra a mulher

O município de Coruripe recebeu, nesta quarta-feira, 23, quatro membros do Núcleo de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), que realizaram capacitação para implantação da Rede de Atenção Integral a Mulheres e Adolescentes em Situação de Violência Doméstica e Sexual.

A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de membros de entidades representativas, órgãos de proteção à mulher, Polícia Civil, além de assistentes sociais, médicos, psicólogos e demais profissionais agregados às secretarias municipais de Saúde, do Trabalho e da Ação Social e Educação.

O projeto é uma realização do Ministério da Saúde, em parceria com a Sesau, busca formar em cada uma das 102 cidades alagoanas, um grupo fiscalizador multissetorial que ofereça assistência às mulheres que sofreram violência doméstica ou sexual, ou estão em situação de risco, dando condições de atendimento amplo.

Segundo a coordenadora do projeto e enfermeira da Gerência da Saúde da Mulher do Núcleo de Assistência Básica da Sesau, Walkiria Taveiros, a violência contra a mulher é um problema de saúde pública. “É o tipo de destrato mais antigo da história. Ninguém foi tão oprimido, ao longo do tempo, como a mulher”, disse, enfatizando que um dos principais agravantes é o fato de a agressão acontecer dentro do ambiente do lar.

“Dessa forma a violência doméstica e sexual ficam encobertas, e é por isso que há necessidade da constituição dessa rede, para que possamos conscientizar a sociedade, num contexto geral, identificar a raiz do problema, combater a ação hostil e tentar sanar ou ao menos minimizar os dados estatísticos apresentados em Alagoas, que estão entre os maiores do país”.

Ao todo, quatro técnicos especializados ministraram a capacitação. Além de Walkiria Taveiros, a médica Virgínia Sarmento, da Gerência da Saúde da Mulher; Martha Verônica, pediatra da Gerência da Saúde do Adolescente, e o médico e psicólogo João Facchinetti, da Gerência da Saúde da Criança, trataram de sensibilizar os participantes, mostrando a necessidade da formação da rede de atenção.

Ainda de acordo com Walkiria Taveiros, como em Alagoas só existe Delegacia da Mulher nas cidades de Maceió e Arapiraca, a formação da rede de atenção integral servirá também para suprir, de forma básica, a carência no que diz respeito ao combate à violência doméstica e sexual.

“É vital que tenhamos pessoas capacitadas nesse tipo de assunto, e assim elevarmos a política de proteção à mulher a um patamar de destaque, prevenindo as ações opressoras e conscientizando as próprias vítimas a não se omitir e denunciar seus agressores”, disse.

Apontada como uma das cidades que têm, relativamente, casos de violência contra a mulher, dentre os municípios alagoanos, segundo dados da Polícia Civil, Coruripe é o 12ª do estado a receber a capacitação, iniciada em 2009.
O evento contou com o apoio da Prefeitura, através de seus representantes, e colocou a equipe a disposição para difundir o combate a essa modalidade de violência. O encerramento será nesta quinta-feira (24), pela manhã.

Fonte: Ascom/Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos