Ufal adere ao Enem e mantém sistema de cotas

As vagas de todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas serão preenchidas, a partir deste ano, através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Mesmo aderindo totalmente ao Exame como processo seletivo, a instituição mantém o Programa de Políticas Afirmativas, mais conhecido como Sistema de Cotas, destinado a candidatos afro-descendentes oriundos de escolas públicas.

O pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas, informa que, com a adesão em 100% ao Enem, as vagas ofertadas pela Ufal em seus 80 cursos de graduação dos três Campi (Maceió, Arapiraca e Sertão) passarão a ser cadastradas na plataforma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.

“A decisão no Conselho Universitário (Consuni) pelo Enem ocorreu desde 2009, mas a Universidade Federal de Alagoas necessitou fechar o ciclo do Processo Seletivo Seriado (PSS), o que ocorreu em 2010, e também deu um tempo às escolas do Estado para que pudessem se adaptar ao novo processo de seleção implantado. É importante destacar que durante esse período a Ufal participou de discussões nacionais e também com o Conselho Estadual de Educação de Alagoas, onde debateu a adesão ao novo processo que seleciona já a partir de 2011, para o preenchimento das vagas de 2012”, frisa o pró-reitor.

O Enem é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida nesse processo, que é realizado pelo Sisu. Para preenchimento das vagas de 2011, houve a participação de 83 instituições de ensino superior, sendo 39 universidades federais, cinco estaduais, 38 instituições federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.

O Enem é composto por uma redação e quatro provas, cada uma de uma área do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada prova é composta por 45 itens.

Ampliação
O pró-reitor Anderson Dantas explica que a inscrição para o Enem é online e o candidato poderá escolher para concorrer ao mesmo curso até em duas instituições de ensino superior. “A vantagem da Ufal em adotar o Enem é, em primeiro lugar, por se tratar de um sistema que permite a mobilidade estudantil no Brasil. Um candidato ao curso de Medicina poderá fazer a prova em Alagoas e ser selecionado na Universidade de São Paulo (USP), conforme sua opção de inscrição. Caso o aluno seja selecionado para outro Estado e comprove ter vulnerabilidade social, o Governo Federal garantirá sua permanência, através de programas em pleno funcionamento no país para essa finalidade”, informa.

A segunda vantagem apresentada pelo pró-reitor é porque o sistema foi projetado para induzir os conteúdos curriculares do ensino médio, deixando de privilegiar, apenas, a formação conteudística e trazendo elementos na avaliação das habilidades e competências que são desejadas no sujeito do processo de aprendizagem, que é o aluno, evitando assim a famosa “decoreba”. “A prova do Enem por ser contextualizada é comum encontrar uma única questão, com interrelação, por exemplo, entre os conteúdos de Biologia, Química e Física”, enfatiza Anderson.

Sobre as preocupações dos atuais alunos do ensino médio, pelo receio de um maior acirramento na disputa das vagas locais, já que o novo processo de seleção é nacional, Anderson diz que a prática de várias universidades vem demonstrando outra realidade. “A Universidade Federal do Ceará, que já adota o Enem desde o início, tem atualmente cerca de 90% dos alunos que efetivam seus cursos, oriundos do próprio Estado. Ou no máximo de estados fronteiriços”, ressalta o pró-reitor.

Outra importante vantagem apontada pelo pró-reitor é quanto à possibilidade de descentralização que o Enem poderá ter em Alagoas. “Está no interior do Estado o maior número de concluintes do ensino médio. Com a adoção do novo sistema, o alcance das cidades será ainda maior e, dependendo do número de candidatos, as provas da Ufal, que no PSS já eram feitas em alguns municípios, poderão ser ampliadas em até três vezes mais, havendo a chance de realização das provas nas cidades de origem dos concorrentes”, destaca ele.

Para acompanhar o Enem foi instituída uma comissão que tem como papel sugerir, caso precise, as alterações cabíveis e necessárias visando garantir a competência e dinamismo do novo processo seletivo de ingresso ao ensino superior implantado na Ufal a partir deste ano.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos