Alagoas criará central para registrar casos de infecção hospitalar

Governo terá central de informações para casos de infecção hospitalar

Para sanar o problema de infecções causadas por bactérias multiresistentes nas unidades hospitalares públicas e privadas de Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai criar uma Central de Informações para reunir e administrar futuras ocorrências na rede. Ela irá funcionar todos os dias, no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cieves) e estará interligada à Vigilância Sanitária Estadual, visando adotar medidas que possam solucionar eventuais surtos.

A decisão de criar a Central de Notificação aconteceu nesta quarta-feira (6), durante reunião realizada no Hospital Universitário (HU), em Maceió. O encontro contou com o presidente da unidade, Paulo Teixeira, a inspetora da Vigilância Sanitária Estadual, os técnicos da Sesau, Vanilo Soares e Sandra Canuto, o secretário de Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro, e os promotores de Justiça Ubirajara Ramos e Micheline Tenório.

Para estabelecer como ocorrerá o fluxo das notificações, os coordenadores das Comissões Internas de Infecção Hospitalar (CIIHs) terão uma reunião com os técnicos do Cieves e da Vigilância Sanitária Estadual. Marcada para ocorrer às 14 horas da próxima segunda-feira (11), no auditório da Sesau, em Maceió, serão traçadas também campanhas de prevenção a contaminação de bactérias, principalmente as multiresistentes.

“Nosso objetivo é unir todas as autoridades da área de saúde, dos setores públicos e privados, para assegurarmos que surtos de bactérias multiresistentes sejam sanados com agilidade. Mas temos que atuar na prevenção, por meio de ações de vigilância epidemiológica, seja com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais de saúde, ou por gestos simples, como a higienização das mãos”, destacou a técnica da Sesau, Sandra Canuto.

Ela voltou a ressaltar que os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual constatam que as mortes registradas no HU não ocorreram em decorrência de uma Superbactéria. “Segundo exames realizados na paciente, elas foram infectados pela Acinetobacter baumannii, que apesar de ser multirresistente, existe em diversas unidades hospitalares, onde estão internadas pessoas por um longo período e himunodeprimidas, assim como acontece em todo o mundo, segundo a literatura médica”, explicou Sandra Canuto.

Inquérito Civil Público – Diante da decisão de criar a Central de Notificação, a promotora Micheline Tenório frisou que o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) irá fazer o acompanhamento das ações implementadas a partir de agora. Para isso, o órgão instaurou um Inquérito Civil Público, com o intuito de assegurar que as autoridades de saúde pública possam atuar na solução das infecções hospitalares causadas por bactérias multiresistentes.

“Com a decisão de criar o Centro de Notificação, o MP entende que medidas para sanar o problema estão sendo adotadas. Ficamos ainda mais tranquilos porque a equipe da Sesau irá intensificar as campanhas educativas, com o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde sobre os cuidados necessários para evitar as infecções hospitalares”, salientou a promotora.

Fonte: ASCOM/SESAU

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos