Hemoal: coletas itinerantes facilitam doações

Ação itinerante espera doações de voluntários da comunidade local.

O HEMOAL promove na próxima quinta-feira (14) uma coleta itinerante na Polícia Rodoviária Federal, Tabuleiro dos Martins, visando reforçar o estoque no feriadão de Semana Santa. O objetivo do Hemocentro de Alagoas é suprir o estoque de sangue do órgão, visando atender a demanda do feriado da Semana Santa, que acontece de 20 a 24 deste mês.

"Transferir o banco de sangue até as comunidades é uma maneira de deslocar o serviço até os possíveis doadores sem maiores dificuldades, já que o acesso ao bairro do Trapiche da Barra é difícil para alguns candidatos. Então, descentralizamos a coleta para facilitar a participação do doador”, frisou a médica Elisabete Leão, responsável pela coleta itinerante do órgão.

A coleta foi solicitada pelo superintendente da PRF, Gibson Magalhães, levando em consideração outras edições da campanha de doação de sangue bem sucedidas."A PRF é uma polícia cidadã e precisa participar destas ações para interagir com a sociedade", enfatizou o superintendente.

Durante toda a quinta-feira, os voluntários poderão tirar dúvidas com a equipe do serviço social e, antes de terem o sangue coletado, passarão por uma triagem médica. Para se candidatar à doação, o candidato deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg ou mais e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS).

Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite. Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem se candidatar à doação novamente.

Uma equipe multidisciplinar, formada por um médico, um enfermeiro, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio, estarão de plantão para atender os voluntários das 08h às 17h. Isso porque, o Hemoal tem a atribuição de fornecer sangue e hemoderivados em qualidade e quantidade suficiente para as unidades públicas de saúde, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos