Lewis Hamilton vence GP da China de F1

agência APLewis Hamilton comemora sua primeira vitória em 2011, no GP da China, em Xangai

Lewis Hamilton comemora sua primeira vitória em 2011, no GP da China, em Xangai

Após o treino classificatório do GP da China, poucos apostavam no fim do domínio de Sebastian Vettel, sete décimos mais rápido que a concorrência. Só que Lewis Hamilton resolveu aparecer na história. O início foi complicado, por causa de um vazamento de combustível descoberto a poucos minutos da largada e que quase o tirou da corrida. Só que os mecânicos da McLaren conseguiram sanar o problema já no grid e ele conseguiu alinhar. Após uma prova inteligente com a tática de três paradas, Hamilton superou Vettel a cinco voltas do fim, quebrou a hegemonia do alemão e venceu em Xangai. O líder do campeonato, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), foi o segundo. Após boa recuperação, Mark Webber completou o pódio.

Em uma corrida recheada de disputas e ultrapassagens, com seis líderes diferentes, Felipe Massa acabou como o melhor brasileiro na China, na sexta posição. Ele apostou em uma tática ousada, de apenas duas paradas, assim como Vettel e Fernando Alonso. O vice-campeão de 2008 acabou chegando bem à frente do companheiro espanhol, sétimo colocado, que teve muitas dificuldades com o desgaste excessivo dos pneus Pirelli durante a corrida em Xangai. A dupla da Ferrari acabou atrás de Jenson Button, da McLaren, o quarto, e Nico Rosberg, da Mercedes, o quinto.

Rubens Barrichello, o outro brasileiro na prova, teve um mais um domingo complicado, mas conseguiu completar sua primeira corrida em 2011. O piloto da Williams chegou na 13ª posição, após travar boas disputas com os rivais no meio do pelotão. Ele acabou chegando pouco mais de 1m30s atrás de Hamilton, o vencedor do GP da China. Maldonado, seu companheiro, foi o 18º

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 será o GP da Turquia, no dia 8 de maio. Vettel chega ao circuito de Istambul ainda em primeiro mas sem os 100% de aproveitamento, 21 pontos à frente de Hamilton, novo segundo colocado. Massa é o sexto, com 24, dois atrás de Alonso, o quinto.

A corrida

O GP da China já começou de forma diferente antes mesmo da largada. Com um vazamento de combustível em seu carro, Hamilton ficou ameaçado de precisar largar dos boxes. Os mecânicos e engenheiros trabalharam freneticamente para resolver o problema e o liberaram a 30 segundos do fechamento dos boxes. Finalmente, já no grid, a falha foi sanada antes da volta de apresentação.

Na largada, com sol e temperatura de 22ºC, Vettel teve problemas no acionamento do Kers e acabou superado pelos dois carros da McLaren, com Button em primeiro e Hamilton em segundo. Rosberg se manteve em quarto e Massa assumiu a quinta posição, superando mais uma vez o companheiro Alonso na largada, assim como aconteceu nos GPs da Austrália e da Malásia.

O primeiro trecho da corrida teve Button, Hamilton e Vettel disputando a primeira posição separados por menos de dois segundos. Um pouco mais atrás, Rosberg segurava o ritmo das duas Ferrari, com Massa à frente de Alonso. Enquanto isso, Webber, que havia largado na 18ª posição, estava começando sua recuperação e assumiu o 15º posto na quinta volta ao superar Barrichello.

A primeira rodada de pit stops começou na décima volta. Rosberg acabou parando cedo, na 13ª, mas o trabalho rápido da Mercedes acabaria lhe dando a liderança após os trabalhos de boxes. O alemão ficou à frente de Vettel, o segundo; Massa, o terceiro; Button, o quarto; e Hamilton, o quinto. Alonso demorou um pouco em seu pit stop e perdeu posições, indo para trás de Schumacher.

A corrida ficou mais animada após a primeira rodada de pit stops. Vettel, Massa e Alonso acabaram apostando em uma arriscada tática de duas paradas, enquanto os rivais partiram para três. Enquanto Hamilton, Button e Rosberg entravam nos boxes pela segunda vez para colocar os macios, o piloto da RBR e a dupla da Ferrari se mantinha na pista, nas três primeiras posições.

Com a segunda parada já feita, Rosberg começou a se aproximar de Alonso e assumiu a terceira posição na 29ª. O espanhol começou a perder desempenho e acabou superado rapidamente por Button e Hamilton. Na frente, Vettel fez novo pit stop na 31ª, duas antes do espanhol da Ferrari e três antes de Massa. Os três voltariam para as primeiras posições a partir da 38ª volta, quando a janela de parada da tática de três pit stops foi aberta e a dupla da McLaren entrou.

Vettel em primeiro e Massa em segundo começaram a perder rendimento em relação a Hamilton e Button. O brasileiro até tentou brigar contra o campeão de 2008, mas acabou sendo ultrapassado com facilidade. A história se repetiu com Button, Rosberg e Webber. Ele caiu para a sexta posição, à frente de Alonso, que também sofria com o desempenho dos pneus duros.

Na frente, Vettel começou a ser ameaçado por Hamilton e segurou a posição por algumas voltas. Mas o alemão não resistiu à pressão e acabou cedendo a ponta na 52ª volta da corrida. O inglês abriu rapidamente 5s2 e caminhou com tranquilidade para a vitória. Vettel chegou em segundo e Webber, em terceiro, após uma bela corrida de recuperação e de passar Button na penúltima volta.

Confira o resultado final do GP da China (305,066 quilômetros):

1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 56 voltas em 1h36m58s226
2 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 5s198
3 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 7s555
4 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 10s000
5 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 13s448
6 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 15s840
7 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 30s622
8 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 31s206
9 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – a 57s404
10 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m03s273
11 – Paul di Resta (ITA/Force India-Mercedes) – a 1m08s757
12 – Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) – a 1m12s739
13 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 1m30s189
14 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – a 1m30s671
15 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 1 volta
16 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – a 1 volta
17 – Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
18 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – a 1 volta
19 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – a 1 volta
20 – Jerome D’Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) – a 2 voltas
21 – Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) – a 2 voltas
22 – Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) – a 2 voltas
23 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) – a 2 voltas

Não completou:
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) – a 47 voltas/roda

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m38s993, na 42ª

Fonte: Globo Esporte

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos