Chuvas deixam bairros de Maceió e cidades sem água

As fortes chuvas que caíram na noite passada em Maceió causaram grandes estragos na estrutura de abastecimento da cidade. Muitas áreas estão com o abastecimento interrompido devido aos danos em adutoras e unidades de tratamento e distribuição de água. A estação do Benedito Bentes, integrante do Sistema Pratagy, foi inundada, paralisando o funcionamento da unidade, bem como o abastecimento para os conjuntos Benedito Bentes 1 e 2.

Trabalhadores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estão retirando a água para verificar os danos e providenciar a reparação. A expectativa da empresa é de que esse trabalho seja concluído até o meio-dia, a partir de quando a estação voltará funcionar, restabelecendo o abastecimento na área afetada.

O sistema Catolé-Cardoso, responsável pelo abastecimento de cerca de 20% da cidade de Maceió, parou de funcionar. Não está chegando água à estação de tratamento que fica situada em Bebedouro. Uma equipe do setor de operação da Casal está percorrendo o aqueduto para verificar se houve algum rompimento da tubulação ou quaisquer outros problemas causadores da paralisação do sistema de abastecimento.

Nos bairros do Jacintinho e do Feitosa, há deficiência no abastecimento em decorrência do deslizamento de barreiras que atingiu e danificou as adutoras. A primeira ocorrência foi registrada ontem (segunda-feira), no Vale da Amizade, no Feitosa. As chuvas da noite passada agravaram a situação nesse local e causaram danos também à adutora do Jacintinho. O trabalho de recuperação é lento porque a área está em constante perigo de novos deslizamentos e existem muitas construções irregulares sobre a tubulação. A Casal reforçou as equipes que trabalham no local, na tentativa de consertar as adutoras ainda nesta terça-feira (19) e restabelecer o abastecimento no Feitosa e no Jacintinho.

INTERIOR – No interior, as chuvas não foram tão intensas quanto na capital. O primeiro levantamento feito pela Casal mostra que a situação está dentro da normalidade. Apenas na região Leste ainda não foi possível fechar o balanço das ocorrências. Até o final da manhã será divulgado o balanço geral.

Contrastando com a situação na capital, em Palmeira dos Índios o abastecimento vai melhorar no decorrer do dia. É que o sistema Caçamba, que estava interrompido para interligação da adutora, voltará a funcionar ainda na manhã desta terça-feira. A cidade vem sendo abastecida até agora pelo sistema Carangueja, em forma de rodízio.

Rio Largo e Santa Luzia do Norte – As chuvas que caíram na noite passada (18) em Rio Largo e Santa Luzia do Norte prejudicaram o abastecimento de água dessas duas cidades. Em Rio Largo, houve rompimento da rede de distribuição de água, afetando a Vila Rica e a parte alta da cidade, que ficaram com o abastecimento deficiente.

No Tabuleiro do Pinto, a deficiência no abastecimento é causada pela má qualidade da água devido às fortes chuvas que caíram na região. A previsão é de que a situação se normalize até às 18 horas desta terça-feira. Em Santa Luzia do Norte, toda a cidade está com o abastecimento defiente por causa do rompimento da adutora e dos alagamentos da casa de bomba. A Casal está trabalhando para regularizar o abastecimento nesta terça-feira (19).

Fonte: Ascom Casal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos