Moradores atingidos pelas chuvas recolhem o que sobrou

A Defesa Civil e secretarias municipais fizeram levantamentos e asseguraram ajuda para o transporte da mudança às pessoas que tiveram que ir para a casa de parentes.

Dayne Laet/Alagoas24HorasDayne Laet/Alagoas24Horas

Moradores dos bairros mais atingidos pelas chuvas que caíram na madrugada desta terça-feira, 19, em Maceió, passaram a tarde tentando reunir o que sobrou. Internautas entraram em contato com o Alagoas24Horas para informar que no bairro da Santa Lúcia e em Jacarecica até o início da tarde a água continuava represada causando diversos transtornos.

Em Jacarecica, o rio que dá nome ao bairro transbordou e invadiu a casa de moradores. Houve protesto e bloqueio da AL-101 Norte, exigindo a presença de representantes da Prefeitura de Maceió para avaliar os prejuízos. Por volta das 15h a situação no local parecia normalizada. O leito do rio secou e a água deu espaço a uma grande quantidade de lixo. Pneus, partes de móveis velhos, sacolas e garrafas plásticas, que contribuem para o entupimento de galerias.

Em Jacarecica os moradores receberam a ajuda da Slum para recolher os pertences que sobraram. Muita gente teve que faltar ao trabalho para se dedicar a limpeza e recuperação das casas invadidas pela.

No bairro de Santa Lúcia, que também teve as casas invadidas pela água, os moradores reclamavam dos prejuízos e da demora para que água escoasse. No local também houve bloqueio da Avenida principal, mas à tarde a situação estava sob controle. Motoristas conseguiam trafegar normalmente pelo bairro.

Defesa Civil

As equipes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Secretaria de Assistência Social (Semas) e da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) foram até os locais atingidos para prestar assistência aos moradores.

Segundo o assessor técnico da Comdec, Roberto Coimbra, foram feitos levantamentos e assegurada ajuda para o transporte da mudança às pessoas que tiveram que ir para a casa de parentes, em função dos riscos e transtornos causados nas áreas atingidas pela chuva.

Na comunidade ABC, em Fernão Velho, três casas desabaram. Sete pessoas ficaram feridas, entre elas um bebê. No bairro da Pitanguinha, na Grota do Estrondo, uma escadaria cedeu, mas a Prefeitura já iniciou o trabalho de recuperação da estrutura.

CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a linha férrea atingida pela queda de barreiras também foram recuperadas. Após quatro horas os técnicos da CBTU conseguiram restabelecer a linha. As viagens foram marcadas para 16h e 19h.

Boletim

O Hospital Geral do Estado enviou nesta tarde, por meio de sua assessoria de comunicação, o boletim médico das vítimas dos deslizamentos ocorridos em Fernão Velho nas primeiras horas da manhã de hoje.

Segundo boletim a paciente Fernanda Cristina dos Santos, 28 anos, sofreu fratura em perna esquerda e escoriações por todo o corpo. Encontra-se na Área Azul, e continua estável.

A segunda vítima, D. V. S (1 ano) sofreu escoriações pelo corpo continua em observação na pediatria do hospital. Estado de saúde também é estável.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos