Vilela anuncia piso de R$ 1.187,97 para professores a partir de abril

Em greve de advertência desde o começo da semana, os professores da rede pública estadual foram surpreendidos com o anúncio do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), em entrevista à TV Gazeta, na tarde desta quarta-feira, dia 20, de que todos os professores do estado – com 40 horas semanais – passarão a receber o piso nacional da categoria, de R$ 1.187,97.

Vilela afirmou que aqueles professores, que mesmo recebendo o reajuste de 5,91% anunciado pelo Estado, ainda permaneceram recebendo abaixo do piso, terão seus salários corrigidos até atingir o valor nacional. Quanto aos demais servidores, inclusive os ligados à área de segurança pública, Vilela voltou a anunciar que o reajuste será de 5,91%, em duas parcelas.

Questionado se acredita que com o anúncio poderá encerrar o movimento grevista da categoria, Vilela disse que a implantação do piso nacional mostra que o Estado agora tem condições de fazê-lo e demonstra o respeito e valorização do seu governo com os professores. "Não cabe uma greve agora, porque Alagoas paga acima da média nacional aos seus professores", avaliou o governador.

Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais. O valor do piso foi calculado em função do reajuste do custo-aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A reportagem do Alagoas24horas tentou entrar em contato com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal), Célia Capistrano, e com diretores do órgão, mas ninguém atendeu aos telefones.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos